Chegada da trovoada a Presidente Nereu/Foto: Amilton Petry

A passagem da trovoada pelo Vale do Itajaí-Mirim ao final da tarde desta terça-feira, 21, trouxe consigo, granizo a alguns municípios. Em Vidal Ramos, os moradores da localidade de Fazenda Rio Bonito tiveram prejuízos na lavoura.

Granizo em Vidal Ramos na foto enviada pela colaboradora Juliana Brambila

As plantações de milho e fumo foram as mais prejudicadas ocasionando grandes perdas aos agricultores. Em alguns casos, a chuva de pedra causou estrago total:

“Estragou muito a nossa lavoura sendo que o milho não tem seguro. O fumo também picou bastante e só nos resta ajustar os pedaços e ver o que sobra”, relata  a agricultora, Juliana Brambila.

“Atingiu toda o nosso entorno e as comunidades vizinhas. Algumas lavouras de fumo e milho deu perda total. Muito triste”, conclui Juliana.

Plantação de fumo depois da passagem da trovoada pela localidade de Fazenda Rio Bonito, em Vidal Ramos/Arquivo: Jaison e Juliana Brambila

Calor, granizo e chuva volumosa

Granizo em Vidal Ramos/Arquivo: Jaison e Juliana Brambila

O início oficial do verão trouxe forte abafamento aos moradores da região de Brusque nesta terça-feira. Diante disso, núcleos de trovoadas se formaram durante a tarde e alguns locais monitorados tiveram, além de granizo, chuva volumosa.

Abaixo está a tabela que mostra as temperaturas máximas (em vermelho) assinaladas em cada lugar descrito em anexo. Confira também, os volumes de chuva medidos (em azul), com destaque para os 43 mm de Guabiruba e Botuverá:

Dados de chuva registrados até por volta de 19h/Fonte: Ciro Groh

Imagens aceleradas

A seguir, você confere o timelapse que mostra a mudança do tempo no céu de Brusque na tarde desta terça-feira:


• Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: 47 991517115.

Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK.