Timbó, na tarde de quarta-feira/Foto: Defesa Civil/Reprodução

Muitos moradores do Vale do Itajaí sofreram com os impactos da passagem do tempo severo pela região na tarde da quarta-feira, 5, isso, depois do forte calor acima de 35ºC registrado.

Uma das cidades mais atingidas foi Timbó, que contabilizou sérios danos por conta do forte temporal de verão. Foram registrados destelhamentos, queda de árvores e muros, além de alagamentos em alguns pontos.

A defesa Civil de Santa Catarina confirmou que o fenômeno foi um tornado.

Veja também:

– Sem previsão de trovoadas, calor diminui em Brusque nesta quinta-feira

Situação em Brusque

Entardecer de quarta-feira em Brusque/Foto: Divulgação

Em Brusque, os transtornos da quarta-feira se limitaram apenas às fortes chuvas, acumulando altos volumes num curto espaço de tempo. Só no bairro Souza Cruz, o índice registrado somou 91,7 mm.

Diante disso, várias ruas da cidade tiveram problemas com alagamentos. Os bairros mais  atingidos foram o Bateas, Jardim Maluche, Limeira, Nova Brasília e Primeiro de Maio, informou a Defesa Civil.

Confira abaixo a precipitação medida (em azul) em cada local monitorado. Podemos observar a condição mal distribuída da chuva nos pífios 0,2 mm e 0,7 mm de Presidente Nereu e Vidal Ramos, respectivamente.

Em anexo, acompanhe também as temperaturas máximas (em vermelho) aferidas em todo o Vale do Itajaí-Mirim na tarde calorenta de quarta-feira:

Fonte: Rede de Estações Meteorológicas de Ciro Groh

*Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: 47 991517115.

Rio Itajaí-Mirim depois da chuva

brusque
Arquivo: Ciro Groh

Como já apresentado no levantamento exposto acima, choveu pouco em Vidal Ramos e Presidente Nereu, municípios onde se concentram as principais nascentes do Itajaí-Mirim.

Assim sendo, Brusque começou o dia nesta quinta-feira, 6, apresentando uma situação de absoluta normalidade no que se refere ao rio.

Na aferição realizada por volta de 10h, seu nível apresentava a marca de 1,14 metros nas réguas de medição instaladas próximas à ponte estaiada.

brusque
Arquivo: Ciro Groh

Situação de total tranquilidade também no Alto Vale, como podemos ver nas aferições feitas pela manhã no bairro Salseiro, de Vidal Ramos. No último dado, 1,47 metros, conferido às 11h:

Fonte: Agência Nacional de Águas (ANA)

Fotos do rio em Brusque

Como diz o ditado popular, imagens falam mais que mil palavras. Portanto, acompanhe as fotos que mostram a situação do rio Itajaí-Mirim em Brusque na manhã desta quinta-feira:

Arquivo: Ciro Groh
Arquivo: Ciro Groh
Arquivo: Ciro Groh
Arquivo: Ciro Groh
Arquivo: Ciro Groh
Arquivo: Ciro Groh
Arquivo: Ciro Groh

*Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.

Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK.