Amanhecer com geada: uma cena que virou rotina naquele julho de 2000 em Brusque

Meu hobby sempre foi apreciar, coletar e arquivar informações do tempo em Brusque, gosto e sempre gostei disso!

E lá se vão mais de três décadas com os olhos voltados para o céu, sempre atento aos detalhes envolvendo índices de temperatura, volumes de chuva, ou qualquer outro acontecimento climático que mereça destaque no município.

Em meus arquivos estão contidos dados iniciados no ano de 1987, sendo que ao longo de todo esse período, pude acompanhar e registrar os mais diversos acontecimentos.

Muitos deles foram severos, a citar como exemplo, a intensa onda de frio que atingiu toda a região Sul do Brasil entre os dias 13 e 28 de julho de 2000.

Foram 15 dias seguidos com temperaturas abaixo dos 5ºC nas madrugadas, sendo que 5 deles, tendo mínimas negativas.

Destaque para aquele amanhecer de 14/07/2000, quando meu equipamento de medição instalado no bairro Rio Branco, registrou 3 graus abaixo de zero às 6h45.

A geada então se fez presente de forma ampla nas primeiras horas daquela manhã por toda a região.

A reação dos brusquenses, diante daquele cenário glacial, era de espanto e curiosidade, visto que raramente marcas negativas de temperaturas são observadas no município.

Quero destacar que aquela forte onda de frio de julho de 2000 foi a mais intensa já registrada por mim em mais de 30 anos que venho acompanhando o tempo em Brusque.

Não houve nessa série de 3 décadas, mínimas tão baixas observadas nem uma sequência de dias tão prolongada com a presença da geada.

Ficou marcado em meus arquivos e na minha memória aquele acontecimento extremo.