vidal ramos
Rio Itajaí-Mirim em Vidal Ramos sentindo os efeitos da escassez de chuva neste agosto de 2021/Arquivo: Ciro Groh

A MetSul Meteorologia alerta para o maior episódio de chuva em meses no Sul do Brasil no decorrer desta semana. Estão previstos elevados volumes de precipitação até o próximo sábado, 28, em diversas regiões da parte meridional do país.

De acordo com a projeção emitida, deve voltar a chover no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná, colocando fim à sequência de dias muito quentes para o inverno nos 3 estados do Sul.

Conforme explicam os meteorologistas do órgão, os volumes de chuva podem superar a marca dos 100 mm em alguns pontos.

A respeito de Brusque e região, a chuva tende a voltar também em bons volumes, mais a partir de quinta-feira, 26, trazendo consigo queda nas temperaturas, aponta a nota.

Semana começa com tempo seco

vidal ramos
Rio Itajaí-Mirim em Vidal Ramos a menos de 2 km de suas nascentes nesta imagem registrada neste agosto de 2021

O começo desta semana, porém, ainda será marcado pelo predomínio do tempo seco com calor e fumaça na maior parte do Sul do Brasil, destaca a Metsul.

Começando a análise dia a dia, entre a segunda-feira, 23, e a quarta-feira, 25, a instabilidade tende a ficar mais concentrada no Rio Grande do Sul. Os volumes de chuva devem ser mais altos por entre os municípios gaúchos.

A instabilidade pode começar ainda a alcançar alguns pontos de Santa Catarina e do Paraná na noite de quarta-feira. Porém, o sol e o calor ainda predominam nos dois estados durante esse dia.

Entre quinta, 26, e sexta, 27, a chuva atua mais na metade Norte gaúcha, pegando também Santa Catarina e Paraná.

A precipitação mais abundante no estado catarinense vai ocorrer no final da semana com a atuação de uma frente fria. O sistema será impulsionado por uma massa de ar frio ingressando no Sul do Brasil com acentuado declínio da temperatura, explica o boletim.

Veja também:

A galeria de fotos de Botuverá que irá encantar você

Chuva pode vir com temporais

Vidal Ramos
Domingo de tempo seco registrado por todo o Vale do Itajaí/Arquivo: Ciro Groh

A MetSul destaca ainda que a instabilidade avançará sobre uma massa de ar muito quente nesta semana. Isso vai trazer condições favoráveis ao registro de temporais com queda de raios e granizo isolado.

O risco maior para Brusque e região é a partir da segunda metade da semana. Isso devido ao deslocamento da frente fria, que então estará concentrado mais em Santa Catarina, conclui a nota emitida pela Metsul Meteorologia.


• Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: 47 991517115.

Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK.