Manhã desta sexta-feira, 06, com tempo seco em Brusque/Foto: Ciro Groh

Os meses de verão (DEZ/JAN/FEV) em Brusque apresentam os maiores volumes de chuva durante o ano, principalmente o mês de fevereiro, segundo dados colhidos das minhas estações.

Os meteorologistas Allef Matos e Tatiane Martins explicam que nesta época do ano, sistemas de baixa pressão, áreas de instabilidade associadas à convecção (calor), frentes frias e a circulação marítima são os principais fenômenos meteorológicos responsáveis pela chuva durante a estação no município.
A precipitação se torna mais frequente e volumosa neste período, bem como é recorrente a ocorrência de temporais, especialmente durante as tardes e noites.

O que esperar do verão 2020 em Brusque

Para o verão de 2020, a previsão climática elaborada por Tatiane e Aleff indica que a chuva tende a ficar próxima a ligeiramente acima da média climatológica. Os volumes  ocorrem de forma mal distribuída no município, já que a maior parte da precipitação vem por intermédio de pancadas isoladas.

Com relação às temperaturas, estas tendem a ficar acima da média nos próximos meses (JAN/FEV).
Ressalta-se que neste período, normalmente a temperatura já é mais elevada em relação aos demais meses do ano, concluem estes profissionais meteorologistas.

Fonte desta projeção climática: Aleff Matos e Tatiane Martins/meteorologistas


Temperaturas mínimas desta madrugada de sexta-feira no Vale do Itajaí-Mirim

Valores mínimos considerados amenos na região para esta época do ano