Força e muita concentração para superar os limites. Essas são as premissas fundamentais para quem deseja praticar ou já pratica o rapel. O esporte, cada vez mais se evidenciando em Brusque, é procurado pelas pessoas que buscam uma atividade radical em contato direto com a natureza e que também ofereça diversos benefícios, tanto para a mente, quanto para o corpo.

Se pendurar por uma corda e escalar montanhas, cachoeiras, grandes pedras e até viadutos, num primeiro momento, pode parecer algo difícil e muito arriscado, direcionado apenas a um grupo restrito de corajosos.

brusque
Rapel sendo praticado em uma cachoeira do Taquaruçu, em Brusque/Arquivo: Ciro Groh

Porém, atualmente, a possibilidade de praticar o rapel aumentou consideravelmente para pessoas de todas as idades. Sob a orientação e auxílio de instrutores especializados e utilizando equipamentos semelhantes aos usados no alpinismo, o esporte, segundo o bombeiro civil e instrutor da SS Treinamentos, Edcarlos, é extremamente seguro e acessível:

“A nossa equipe de instrutores se especializou no esporte de rapel em cachoeira, tendo como público alvo, pessoas que gostam de adrenalina. A atividade tem classificação de nível médio para avançado”, explica Edcarlos.

“O rapel surgiu a partir das técnicas do alpinismo com segurança e pode ser praticado por qualquer indivíduo, desde que passe pelas devidas instruções básicas iniciais e acompanhamento de condutores com conhecimento comprovado em técnicas do alpinismo” comenta.

“Optamos pelo rapel em cachoeiras pelo fato da região de Brusque poder contar com um número grande e diversificado, cada uma delas apresentando alturas das mais variadas diante de cenários de tirar o fôlego. Basta apenas escolher o destino e se preparar para a diversão”, conclui o instrutor.

Vídeo

Perfil dos participantes

Segundo a equipe da SS Treinamentos, o esporte do rapel é recomendado para pessoas com mais de 18 anos que gostam de participar de atividades ao ar livre com técnicas verticais simples.

Aconselhável levar protetor solar e óculos de segurança transparente. É recomendado também o uso de vestimentas leves pois o contato com água é inevitável. Diante disso, o participante terá que levar roupas secas para a troca, tênis ou bota para caminhada, que possa molhar.

Acompanhe logo após o anúncio da Unifebe, instituição de ensino superior, que além da NB Têxtil, colaboram com o Blog do Ciro Groh, uma interessante galeria de fotos mostrando o rapel sendo praticado em Brusque. As imagens foram capturadas em uma cachoeira presente na localidade do Taquaruçu, bairro Cedro Alto.

Oferecimento:

Leia também:
1- Enchente que matou três pessoas no município brusquense completa 61 anos; veja as fotos
2- Chuva ou sol: o que diz a previsão à região de Brusque no fim de semana
3- VÍDEO – Serra catarinense registra primeira geada de 2023 em pleno verão


O rapel se difundindo em Brusque


• Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: [email protected]

Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK