Imagens registradas em Brusque na manhã desta segunda-feira, 14, mostram os impactos da escassez de chuva neste fevereiro de 2022 sobre o Itajaí-Mirim. Tristes cenas que relatam a atual situação do rio.
Em alguns trechos, é possível caminhar a pé enxuto junto ao seu leito. Onde era para estar a água estão presentes enormes bancos de areia, expondo assim, a dramática realidade.
Em 14 dias do mês, os brusquenses tiveram apenas 24 mm de precipitação registrada. Isso representa pífios 13% do total de 170 mm esperados para os 28 dias de fevereiro.
Veja também
– Brusquenses devem seguir com poca chuva nesta semana; confira a previsão
Abaixo do normal
Na aferição realizada pelo Blog do Ciro Groh na manhã desta segunda em Brusque, o nível apontava para 75 cm. Segundo a Defesa Civil do município, essa marca já está cerca de 5 a 10 cm abaixo do normal.
Uso racional da água
O Samae de Brusque pede para que a população faça o uso racional da água potável, isso, para evitar futuros problemas relacionados à demanda elevada de abastecimento.
Segundo o responsável pela área técnica do órgão, Juliano Pereira, a falta de chuva tem preocupado o Samae, principalmente onde se encontram instalados alguns sistemas secundários de captação d’água.
“Situação complicada nos sistemas de captação de Dom Joaquim, Ribeirão do Mafra e Volta Grande. Nesses locais, já estamos começando a ter dificuldades”, explica Juliano.
Previsão pessimista para Brusque
Situação nada animadora para os próximos dias em Brusque e no estado de um modo geral. De acordo com Ronaldo Coutinho, da Climaterra, a distribuição da chuva deve seguir irregular em SC.
“Até podemos ter algum evento extremo e localizado de chuva neste restante de fevereiro, porém, nem de longe vem resolver o atual déficit hídrico. Os modelos meteorológicos apontam para o agravamento da estiagem”, relata Coutinho.
Vídeo
Assista abaixo ao vídeo registrado na manhã desta segunda-feira em Brusque, que mostra a atual situação do rio Itajaí-Mirim.
Galeria de fotos
*Créditos das fotos: Ciro Groh
*Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: 47 991517115.
*Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK.