Chuva vai continuar? Confira a previsão do tempo para as próximas horas em Brusque e região
Veja o que diz a previsão do tempo que sinaliza boas notícias para a região brusquense
As chuvas persistentes, que atingem Brusque e demais municípios do Vale do Itajaí-Mirim ao longo desta quinta-feira, 26, já acumulam volumes significativos nos mais diversos pontos da região.
*Confira a galeria de fotos no fim da edição
De acordo com os dados atualizados às 19h pelas estações de monitoramento de Ciro Groh, vários locais já ultrapassam a marca de 70 mm.
Um dos destaques é a comunidade de Fazenda Rio Bonito, em Vidal Ramos, que registra, até o início da noite, 76,4 mm de precipitação. O local, importante lembrar, abriga as principais nascentes do rio Itajaí-Mirim.
De forma geral, os municípios, do Médio ao Alto Vale, também apontam acumulados acima de 50 mm, o que eleva o grau de atenção diante da continuidade das precipitações.
Números das chuvas
Confira na tabela abaixo, a relação completa contendo os volumes de chuva registrados até o início da noite desta quinta-feira em cada ponto monitorado do Vale do Itajaí-Mirim.
Os dados têm por procedência as estações meteorológicas de Ciro Groh.
•Ajude a manter este trabalho do Blog do Ciro Groh, contribuindo então com qualquer valor via Pix, através do CPF chave: 57029768949
Chuvas e a situação do rio
Diante deste cenário adverso, cresce a preocupação da população quanto ao risco de cheia.
Para responder a essa inquietação, a reportagem buscou dados atualizados sobre o nível do rio Itajaí-Mirim, especialmente no município que abriga suas cabeceiras, em Vidal Ramos.
Segundo a medição mais recente, extraída da Agência Nacional de Águas (ANA), por meio das réguas de monitoramento instaladas no bairro Salseiro, o rio já ultrapassava os 3 metros, marcando 3,22 metros às 19h.
Embora esse patamar ainda não represente risco iminente de transbordamento para Brusque, a situação inspira cautela.
O fator determinante, neste momento, é a continuidade ou não das chuvas nas próximas horas.
Caso a instabilidade persista ao longo da noite, o volume de água pode aumentar significativamente o nível do rio nas cidades localizadas a jusante, como Botuverá, Brusque e Itajaí.
No entanto, as projeções trazem boas notícias a curto prazo. Confira a previsão completa logo após os anúncios.
Previsão do tempo após anúncios
Antes de seguir, o Blog do Ciro Groh faz uma pausa para agradecer aos patrocinadores que ajudaram esta matéria a chegar até você.
Clique nos banners abaixo, faça o contato e então descubra o que eles têm a oferecer.
Oferecimento:
Leia também:
1. Brusque então vive dia de emoção com 47 casais reunidos em casamento coletivo
2. Brusquense então escolhe a Itália para viver seu sonho em meio às Dolomitas
Chuvas devem cessar
Apesar do cenário de vigilância, o panorama climático então traz boas notícias para as próximas horas.
Segundo o meteorologista Leandro Puchalski, as áreas de instabilidade mais carregadas devem começar a se afastar de Brusque e toda a região ainda nesta quinta-feira.
Com isso, há expectativa de que as precipitações percam força gradualmente — podendo cessar por completo antes mesmo do fim da noite.
Sexta-feira
Para a sexta-feira, 27, a tendência é de um cenário com muitas nuvens, alguma abertura de sol em momentos pontuais, e ainda sob condição de chuvas fracas e isoladas, antecipa Puchalski.
As temperaturas, pois, seguem baixas, com sensação térmica reduzida e máximas que devem permanecer abaixo dos 20°C, explica o meteorologista.
Chuvas retornam
Já no sábado, 28, o alerta retorna para todo o Vale do Itajaí-Mirim.
Puchalski prevê o avanço de novas instabilidades, com potencial de provocar chuvas mais volumosas e abrangentes ao longo do dia, o que exige nova atenção por parte da população.
O domingo, 29, também não promete tempo totalmente firme, mantendo a região brusquense sob condição de instabilidade.
Galeria de fotos
Acompanhe, abaixo, uma seleção de imagens que complementa a narrativa desta quinta-feira chuvosa em Brusque, revelando em detalhes os cenários marcados pela instabilidade do tempo.
*Créditos das imagens: Ciro Groh/O Município >>
•Receba, pois, diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e então enviar uma mensagem com OK