Ir para o conteúdo

O que esperar do tempo em Brusque para setembro

Conforme projeção anunciada pelos meteorologistas, a temperatura média no mês tende a ficar acima do normal no município.

Imagem mostrando como foi este princípio de setembro em Brusque/Foto: Ciro Groh



A terça-feira, 1, de tempo instável e céu encoberto acumulou baixos índices de precipitação em Brusque. A chuva registrada foi fraca, não passando de garoa ou chuviscos.



Diante da nebulosidade persistente ao longo do dia, a sensação de frio esteve presente e as temperaturas pouco oscilaram, variando extremas entre 15 e 19ºC.



Confira os números apresentados pelos termômetros, bem como, quanto choveu até as 17h de hoje no Vale do Itajaí-Mirim, em cada local descrito em anexo:



O tempo em setembro


Setembro é o mês de transição entre as estações do inverno e da primavera. A média histórica indica que chove cerca de 148 mm ao longo desses 30 dias em Brusque.

Setembro é o mês de transição entre as estações do inverno e da primavera. A média histórica indica que chove cerca de 148 mm ao longo desses 30 dias em Brusque.

Mas o que os brusquenses podem esperar do tempo neste mês que se inicia? Quem explica os detalhes são as meteorologistas do AlertaBlu, Tatiane Martins e Taciana Weber:



As mais recentes rodadas dos modelos de previsão climática indicam que os acumulados mensais de chuva em setembro de 2020 ficarão próximos à normalidade.



No decorrer do mês, períodos de tempo seco se alternam aos dias chuvosos, tal como já observado em agosto.



Além disso, a distribuição da chuva em Brusque deve ocorrer de forma irregular e eventos pontuais de chuva intensa podem ocorrer em setembro, especialmente na segunda quinzena.



A temperatura média ficará acima do normal. As massas de ar frio ainda conseguem avançar para o sul do Brasil em setembro e, por isso, ainda podemos ter dias frios, porém os períodos de temperatura mais baixa são de curta duração.



Nos dias de tempo seco e com ocorrência de aberturas de sol, a temperatura se eleva com maior facilidade, garantindo tardes com sensação de calor.



Além disso, a condição de vento fraco e alta umidade do ar favorecem a ocorrência de nevoeiros, principalmente nesta época do ano onde a temperatura do ar ainda é mais baixa nos inícios das manhãs.



Com informações de Tatiane Martins e Taciana Weber/meteorologistas do AlertaBlu