Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Com 10 mil novos processos em 2024, endividamento no cartão de crédito cresce em SC

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Com 10 mil novos processos em 2024, endividamento no cartão de crédito cresce em SC

Raul Sartori

Endividamento crescente
O Estado de SC registrou 9.528 processos judiciais relacionados a questões de cartão de crédito entre janeiro e setembro deste ano. Em média, 35 novas ações são ajuizadas por dia, refletindo o cenário de endividamento e inadimplência crescente na população. Em todo o Brasil, foram 138.505 com média diária de 653 processos.

Não conspiração
Saiu o laudo da Polícia Federal com detalhes da morte do homem-bomba de Rio do Sul em frente ao Supremo Tribunal Federal. Afastando algumas teorias conspiratórias – uma delas apontando que antes de se explodir ele foi alvejado com um tiro – concluiu-se que ele morreu por traumatismo cranioncefálico decorrente do estampido que ele mesmo acionou.

Desconfiança
O colunista Cláudio Humberto é quem afirma que ganhando quatro vagas, SC é dos Estados mais beneficiados pelo projeto que altera as bancadas de deputados federais. Diz ele que a Câmara vê com desconfiança o fato de serem catarinenses os autores da proposta, os deputados Rafael Pezenti (MDB) e Caroline de Toni (PL), presidente da Comissão de Constituição e Justiça, que pautou o texto para a sessão de ontem. Mas foi o STF que fixou prazo para o Congresso se “adequar” ao último Censo, sob pena de o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) legislar, de novo.

No ar 1
Continua a tsunami de boas notícias para o turismo de SC. A principal das últimas horas: o aeroporto de Navegantes vai operar 24 horas no período entre 17 de dezembro a 2 de fevereiro, com a previsão de receber, naquele período, mais de 2.500 pousos e decolagens, envolvendo 360 mil passageiros.

No ar 2
O site Booking.com fez mais uma pesquisa para saber os 10 destinos mais procurados ou desejados pelos brasileiros para passar o Natal. E deu Balneário Camboriú em 1º lugar, transformando-se assim no novo destino queridinho dos turistas brasileiros. Foram ouvidas 1.200 pessoas com mais de 18 anos que viajaram pelo menos uma vez nos últimos 12 meses e pretendem fazer ao menos outra viagem nos próximos 12 meses. Florianópolis comparece em 10º lugar.

O solitário
Certamente faltou à UFSC fazer uma pesquisa da realidade do mercado de trabalho para ofertar o curso de Engenharia Ferroviária e Metroviária em seu campus de Joinville, que recebeu a inscrição de apenas um candidato no vestibular que será realizado dias 7 e 8 de dezembro. O curso tem 28 vagas, com duração de cinco anos e em turno integral. A pergunta que não quer calar: manter um curso desses?

Podridão
Os jornais estão noticiando o que não se gostaria de ler e saber jamais: que seis tribunais de Justiça, 16 desembargadores e sete juízes estão sendo afastados em esquema de vendas de sentenças. Os prejudicados, coitados, se conformaram com a máxima de que “decisão da Justiça se cumpre”.

A casa caiu
Florianópolis foi uma das cidades, além de outras de seis Estados, onde, ontem, 200 policiais federais cumpriram 16 mandados de prisão preventiva e 41 de buscas e apreensão contra um grupo criminoso que movimentou a fortuna de R$ 6 bilhões nos últimos cinco anos, fazendo evasão de divisas, lavagem de dinheiro e práticas contra o sistema financeiro. Detalhe: além das prisões e das buscas, foram bloqueados bens e valores em cifra superior R$ 10 bilhões de mais de 200 pessoas jurídicas.

Estrela
Ainda tem algum brilho a estrela de Eike Batista, o empresário que construiu e desmontou um conglomerado bilionário de empresas e que chegou a ser um dos mais ricos do mundo. Discretamente, participou, sexta-feira, na Marina Itajaí, de um almoço estratégico quando se discutiu desafios e oportunidades do setor náutico e turístico em Itajaí, cidade responsável por 70% dos barcos de lazer fabricados no Brasil.

Desigualdade médica
Um estudo sobre os impactos da telessaúde no atendimento à população de SC, feito pela UFSC em parceria com a Tribunal de Contas do Estado, revelou uma desigualdade médica, evidenciada na quantidade de médicos por grupo de mil habitantes: nas regiões metropolitanas do Estado é de 12; já nas cidades do interior, essa relação é inferior a um. Conforme levantamento da Associação Médica Brasileira, SC tem uma média de3,05 médicos por mil habitantes. A do Brasil é de 2,41.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo