Com lei mais rigorosa, candidatos de Brusque fazem campanhas “franciscanas”

Entre deputados estaduais e federais, apenas quatro possuem comitê central alugado

Com lei mais rigorosa, candidatos de Brusque fazem campanhas “franciscanas”

Entre deputados estaduais e federais, apenas quatro possuem comitê central alugado

A reforma eleitoral teve um efeito direto nas campanhas para todos os cargos nas eleições deste ano: elas estão mais modestas do que no passado. Em Brusque, por exemplo, somente quatro candidatos possuem comitê central alugado especificamente para o trabalho, e a maioria investe no corpo a corpo, mais barato do que gastar em publicidade paga.

A reforma feita pelo Congresso Nacional teve como objetivo reduzir os custos de campanha. O controle sobre os gastos ficou mais rígido, assim como contratar pessoas está mais complicado e diversas ações estão proibidas.

 

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Não pode haver carro de som sozinho circulando pela cidade anunciando candidato, por exemplo. Plotagem de carros é permitida, mas com limitações. O tempo de campanha também caiu para somente 45 dias.

Com tantas restrições, as campanhas para deputado federal e estadual em Santa Catarina estão mais modestas. O Município consultou todas as candidaturas de Brusque para entender qual é a sua estrutura de apoio. Algumas responderam no prazo informado previamente.

O que se evidencia entre os candidatos locais é a falta de comitê central alugado para a campanha – um gasto considerável. O serviço de planfletagem, bastante característico da época de eleições, está reduzido ou é feito por voluntários.

Um caso mais extremo é o do candidato a deputado estadual pelo PSOL, Álisson Castro. Ele entregou santinhos de bicicleta em Brusque e Itajaí, e a pé em Blumenau, Nova Trento e Gaspar.

Sebastião Lima, do PSDB, não contratou serviços de panfletagem. Outro que não pagou uma empresa especializada foi Jones Bosio (DEM). 

Segundo Bosio, os panfletos são entregues somente pelos voluntários e contratados da campanha. Paulo Eccel (PT) também conta com os voluntários para a entrega dos materiais, além de ter contratado um prestador de serviços.

Eccel está percorrendo o estado e tem entregado em diversas cidades, mas com foco principal na região.

A panfletagem é uma abordagem usada também por candidatos que tentam abranger outras regiões. Jean Pirola (PP), por exemplo, contratou o serviço em Brusque, Guabiruba, Botuverá, Nova Trento, São João Batista, Canelinha, Urubici, Bom Retiro e Alfredo Wagner.

Michel Belli, que como candidato a deputado federal precisa de grande votação, também contratou a entrega de santinhos em Brusque, Guabiruba, São João Batista, Nova Trento, Canelinha, Tijucas e Itajaí.

 

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Ainda que as redes sociais tenham ganhado relevância, o corpo a corpo ainda é visto como fundamental. E ele tem sido ainda mais usado porque não gera custos.

Os candidatos informam que têm percorrido o estado em ações de proximidade com o eleitor. A esperança é que, no “olho no olho”, consigam convencer o eleitorado de que são a melhor opção.

Na contramão dos demais, Osmar Vicentini (PSL), candidato a deputado estadual por Guabiruba, tem quatro comitês centrais, todos locados para a campanha, em Brusque, Guabiruba, Nova Trento e São João Batista.

As estruturas declaradas pelos candidatos

Deputado estadual

Álisson Castro (PSOL)
Equipe de campanha: trabalha sozinho.
Comitê central: não possui.

Jean Pirola (PP)
Equipe de campanha: diretamente trabalham cerca de 5 pessoas, contratadas sem vínculo empregatício. Amigos e familiares estão auxiliando na campanha de forma voluntária, principalmente na parte de coordenação.
Comitê central: Diretório Municipal do PP de Brusque, utilizando a mesma estrutura.

Jones Bosio (DEM)
Equipe de campanha: 10 pessoas com contrato, conforme orientação do jurídico, e mais 20 voluntários.
Comitê central: alugado, na avenida Otto Renaux, 463, São Luiz

Osmar Vicentini (PSL)
Equipe de campanha: colaboradores e voluntários. Não foi informado quantos contratados.
Comitê central: quatro comitês, nos municípios de Brusque, Guabiruba, Nova Trento e São João Batista.

Paulo Eccel (PT)
Equipe de campanha: formada pela militância, sem vínculo de emprego
Comitê central: alugado, na rua Gustavo Richard, 13, Centro 2, bem em frente ao estádio do clube Paysandú

Serafim Venzon (PSDB)
Equipe de campanha: 20 pessoas, com contrato de prestação de serviços
Comitê central: alugado, na rua Barão do Rio Branco, Centro.

Shirlene Cecatto (SD)
Equipe de campanha: aproximadamente 10 pessoas trabalhando em Brusque. Foram feitos contratos de prestações de serviços, sem vínculo empregatício.
Comitê central: não possui um comitê central, material fica um pouco na residência de cada pessoa que está trabalhando na campanha.

Deputado federal

Michel Belli (PPS)
Equipe de campanha: 126 voluntários, apoiadores e amigos.
Comitê central: local de trabalho do candidato, não é alugado especificamente para a campanha.

Sabrina Avozani (NOVO)
Equipe de campanha: o marido e mais dois amigos voluntários
Comitê central: não possui.

Sebastião Lima (PSDB)
Equipe de campanha: amigos e voluntários em busca ativa em Brusque e municípios vizinhos. Não possui contratados.
Comitê central: não possui.

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