Com projetos desenvolvidos em Brusque, IFC está entre maiores depositantes de patentes de invenção do Brasil

Projetos do campus do IFC em Brusque tratam do rio Itajaí-Mirim, organização da rotina escolar e criam sistema gerador de certificados

Com projetos desenvolvidos em Brusque, IFC está entre maiores depositantes de patentes de invenção do Brasil

Projetos do campus do IFC em Brusque tratam do rio Itajaí-Mirim, organização da rotina escolar e criam sistema gerador de certificados

O Instituto Federal Catarinense (IFC) é o 10º maior depositante de patentes de invenção do Brasil. O destaque foi divulgado no relatório do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), entidade vinculada ao governo federal. Parte destes projetos foram desenvolvidos no campus da instituição em Brusque.

O título refere-se à propriedade temporária de uma invenção. No caso, o IFC ganhou notoriedade em razão do desenvolvimento tecnológico. A instituição ficou na frente da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que ocupa a 36ª posição do ranking. A Petrobras lidera.

Entre os projetos desenvolvidos pelo IFC de Brusque, estão “Microcontrolador arduino e sensores ultrassônicos na leitura do nível do rio Itajaí-Mirim e na prevenção de desastres naturais”, “App IFC Campus Brusque: uma proposta para organização da rotina escolar” e “Claquete: um sistema gerador e distribuidor de certificados de eventos usando scripts bash”.

A diretora-geral do IFC de Brusque, Jéssyca Bózio Cipriano, afirma que os pedidos de patente são indicadores relevantes para avaliar o nível de inovação de uma instituição e, consequentemente, de uma região.

Ela valoriza o que considera um compromisso das instituições de ensino públicas do Brasil, em especial dos servidores-pesquisadores, no incentivo à criatividade dos alunos para produzirem algo novo. A diretora-geral leva em consideração o empenho ao ensino, pesquisa e extensão.

“Embora seja moroso o período entre o pedido de patente e o reconhecimento, cada pedido de patente representa um passo significativo em direção ao avanço tecnológico e ao desenvolvimento regional”, diz.

Leia também:

1. Número de postos de emprego cresce em Botuverá e Guabiruba em 2023
2. Motociclista fica ferido após colisão com carro na SC-108, em Brusque
3. Mais de 15 mil alunos da rede municipal retornam às escolas nesta quarta-feira
4. Homem fica ferido após colidir contra carro na rua Hercílio Luz, em Brusque
5. Ciro Roza cogita concorrer a prefeito nas eleições de outubro


Assista agora mesmo!

COUVE-FLOR RECHEADA: FORMA GOSTOSA DE COMER LEGUMES:


Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo