Comitiva brusquense visita centro de acompanhamento de desastres naturais na Alemanha
Local monitora região de aproximadamente 800 mil habitantes contra cheias e incêndios
Local monitora região de aproximadamente 800 mil habitantes contra cheias e incêndios
A comitiva oficial de Brusque, que está na Alemanha, iniciou seus trabalhos visitando o centro de controle de desastres naturais do distrito de Karlsruhe, que fica integrado ao Corpo de Bombeiros local.
Foi realizada uma apresentação de como o centro de controle funciona, atuando como uma espécie de Defesa Civil, porém com a integração direta com o corpo de bombeiros, trazendo uma maior eficiência em suas demandas emergenciais.
A ideia é entender como funcionam as boas práticas por lá e tentar replicar essa gestão aqui no Brasil. “A agenda de hoje é voltada à questões de desastres naturais, de controle e prevenção de desastres”, explica o prefeito de Brusque, André Vechi.
“A gente visitou o equivalente à Defesa Civil deles aqui na região para entender as boas práticas que eles têm e a realidade que eles têm pra ver o que a gente pode aproveitar e levar para Brusque”, completou.
A comitiva brusquense na Alemanha está comprometida com a política de Carbono Zero. Toda quantidade de gás carbônico (CO2) emitida por conta da viagem oficial será calculada e, após esta mensuração, será realizado o plantio de árvores em Brusque em forma de compensação desse CO2, numa parceria firmada entre a Prefeitura e a empresa brusquense Neutraliza.
“Lembrando que a nossa comitiva é CO2 zero, carbono neutro, ou seja, todo o CO2 emitido, seja na nossa viagem de avião, seja na viagem de carro de Brusque até aeroporto, tudo isso vai ser calculado para que futuramente a gente possa fazer o plantio de árvores para fazer a compensação de todo esse CO2 emitido, assim como a gente fez na Fenarreco”, detalha o prefeito.
André Vechi afirmou que este é um compromisso assumido por sua gestão em tornar Brusque uma cidade ainda mais sustentável. “Esta é a boa prática que a gente tem adotado para poder imprimir este selo de sustentabilidade à frente da nossa gestão”, finaliza.
Leia também:
1. Novos terminais e redução da tarifa: conheça modelo proposto para o transporte coletivo de Brusque
2. Conheça a história da primeira mulher eleita presidente da OAB de Brusque
3. Sesi de Brusque lança Natal Solidário e beneficia crianças da escola Nova Brasília
4. Mega-Sena 2800: veja o resultado do sorteio desta terça-feira
5. Brusquense que vive nos Estados Unidos busca doadores compatíveis para salvar a vida da filha com doença rara
Minas abandonadas de Guabiruba ainda despertam curiosidade dos moradores: