Competições típicas e músicas tradicionais divertem visitantes na 11ª Festa Italiana de Guabiruba
Evento também ocorre neste domingo
Evento também ocorre neste domingo
Quem passou pela 11ª Festa Italiana de Guabiruba na manhã e início da tarde deste sábado, 9, se encantou com as atrações disponíveis.
Com cardápio tradicional completo, músicas italianas famosas e competições típicas para lá de divertidas, não houve quem não se divertisse no evento que ocorre no Mirante Santo Antônio, no Lageado Alto, até o domingo, 10.
Questionado sobre o andamento da festa, Amilton Stedile, diretor administrativo da Associação Cultural Italiana de Guabiruba (Acig), que organiza ao evento, comentou que o fato de não ter chovido ajudou na vinda do público ao local.
“Preparamos tudo com muito amor e carinho e percebemos que o público gostou. Opções não faltam e todas as idades estão bem servidas. Tem música, brincadeiras, comidas tradicionais de todos os tipos e um completo serviço de bar. O público que compareceu hoje foi mágico e esperamos pelas pessoas que ainda virão”.
No início da tarde deste sábado, foram realizadas três competições típicas italianas no evento: Mandia que te fa bene, Zo que lavaga e Jogo da Mora.
Para vencer a primeira, basta comer um pedaço de pizza mais rápido que os concorrentes. O desafio chamou a atenção do público presente, já que os participantes levaram um tempo considerável para comer o pedaço, que era considerado grande.
O terceiro é o mais agitado e complicado dos três. Trata-se de um desafio onde os participantes batem seus dedos sobre uma mesa, tentando acertar o número total de dedos apresentados. A rapidez do jogo gera entusiasmo, com exclamações e gritos.
Os jogadores devem acertar a soma dos dedos apresentados, e se o fizerem, devem chamar “mio!” ou “sa la mora!” para marcar pontos. Caso contrário, o ponto não é marcado e o jogo continua. Se mais de um jogador acerta, nenhum ponto é marcado.
O jogo pode ficar violento, causando ferimentos nos dedos. Requer agilidade manual, reflexos e atenção mental, com uma pontuação de vitória entre 12 e 21 pontos, podendo ser jogado individualmente ou em parcerias, com a possibilidade de ter um ou dois juízes.
Sábado, 9 de março:
Domingo, 10 de março:
Resgate de criança feita refém pelo próprio pai marca carreira de policial militar em Brusque: