O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o Samu, foi tema de debate da reunião do Conselho Municipal de Saúde (Comusa) na reunião de quarta-feira, 16. Segundo o presidente do Conselho, Marcos Maestri, a demora nos atendimentos do Samu motivaram o assunto a entrar na pauta.
O problema teria ocorrido com um familiar de Maestri recentemente, além de terem ocorrido nos bairros Limeira e Planalto.
– Vamos encaminhar um comunicado oficial aos dirigentes do estado do Samu relatando estes fatos, pedindo se isso é norma, de que o Samu não possa atender nos casos de emergência.
Além disso, o presidente ainda citou que o Plano Plurianual da Saúde como assunto da reunião. Uma comissão especial foi nomeada, para verificar o cumprimento das metas e traçar novas, dentro do que prega o Ministério da Saúde.
Outro tema abordado na reunião do Comusa, foi a programação especial para a Semana de Luta Antimanicomial. Segundo a coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), Aparecida Maria de Souza, o Dia de Luta Antimanicomial é na sexta-feira, 18, e comemora a mudança no modelo de atendimento ao portador de sofrimento psíquico.
**Na edição de sexta-feira, 18, confira a notícia completa sobre a reunião do Comusa e saiba mais sobre a programação especial do Caps.