Conclusão de reforma no antigo Senac é adiada novamente
Novos imprevistos foram encontrados; obra deve ser finalizada no primeiro semestre
Novos imprevistos foram encontrados; obra deve ser finalizada no primeiro semestre
A inauguração do Centro de Educação Infantil (CEI) Hilda Ana Eccel, que funcionará no prédio onde ficava o Senac, foi adiada pela Prefeitura de Brusque. O prazo anterior era o fim de fevereiro, mas agora o diretor geral do Departamento Geral de Infraestrutura (DGI), Artur Pereira, diz que a construção deverá ser entre “até o fim do primeiro semestre”. Contratempos na execução da obra, pela antiguidade do imóvel, motivaram o atraso.
“É um prédio muito antigo, conforme a gente vai avançando, vai encontrando novidades e conflitos. Nós tivemos que mudar, por exemplo, o local da caixa d’água, porque depois que chegou em um estágio da execução a gente percebeu que onde ela estava ia prejudicar a tubulação”, exemplifica Pereira.
Além disso, o poste de energia elétrica também estava em um lugar que não era considerado ideal. Segundo o diretor, estes imprevistos atrasaram a obra. Neste caso, foi preciso ir até a Celesc e solicitar troca de local. A fossa também teve de ser movida para outro espaço. “Para simplificar, nós tivemos que mudar três coisas: a caixa d’água, o poste de energia e a fossa”, explica.
Outras inconformidades foram encontradas no decorrer da obra, que já dura mais de 14 meses. O telhado estava em pior estado do que o previsto pelo DGI e teve de ser substituído. Com isso, o DGI também optou por colocar um acabamento metálico. Pereira afirma que elas darão “mais qualidade”. O diretor geral do DGI diz que estas questões técnicas foram resolvidas e agora a obra já está seguindo no seu ritmo. Atualmente, ele estima que 85% da reforma esteja concluída.
Tudo isso teve de ser feito na base do aditivo de contrato. No entanto, o diretor do DGI diz que ainda não fechou as contas, porém, “não é nada significativo”.
Outros CEIs
Outros dois Centros de Educação Infantil estão em construção, nos bairros Santa Luzia e Rio Branco. Segundo Pereira, a prefeitura estuda os projetos de ambos e nesta semana tomará decisões sobre eles, que ainda ainda não podem ser divulgadas. O CEI Santa Luzia está 90% concluída, e o CEI Rio Branco, 65%.
Em ambos os casos, as construções iniciaram em 2012 e tiveram problemas burocráticos. O prazo dado pelo DGI para finalização ao jornal Município Dia em novembro de 2014 era de junho para o CEI Rio Branco, e abril para o CEI Santa Luzia.