Astrônomos descobriram a existência de um asteroide que passará pertinho da Terra nessa quinta-feira, 24. A descoberta aconteceu na última sexta-feira, 18.
O objeto foi batizado de 2020 SW, e tem entre 4,4 e 9,9 metros de comprimento e não deve colidir com o nosso planeta, informam os especialistas do Centro de Estudos de Objetos Próximos da Terra (CNEOS) no Laboratório de Propulsão a Jato em Pasadena, nos Estados Unidos.
A Metsul Meteorologia, com sede em Porto Alegre/RS, explica que embora o objeto não esteja em uma trajetória de impacto, se estivesse, a rocha espacial quase certamente se quebraria no alto da atmosfera, tornando-se um meteoro brilhante conhecido como bola de fogo.
Já o diretor do Centro de Estudos de Objetos Próximos da Terra (CNEOS) do Jet Propulsion Laboratory’ da NASA, Paul Chodas, disse que há um grande número de minúsculos asteroides como este e vários deles se aproximam de nosso planeta várias vezes por ano.
“Na verdade, asteroides desse tamanho impactam nossa atmosfera a uma taxa média de cerca de uma vez por ano ou dois”, destacou.
Asteroide próximo da Terra
De acordo com os astrônomos, o asteroide está se aproximando a uma velocidade de 28 mil quilômetros por hora.
Ele deve ser afetado pela força gravitacional da Terra quando atingir sua aproximação máxima. O que deve ocorrer por volta das 8h18 (horário de Brasília) de quinta-feira, 24 de setembro.
O objeto não será visível a olho nu e só deve nos visitar de novo em junho de 2029.