Conheça o projeto de revitalização da rua Prefeito Carlos Boos, em Guabiruba
População do Aymoré aprovou proposta em audiência pública nesta semana
População do Aymoré aprovou proposta em audiência pública nesta semana
A população do bairro Aymoré se reuniu nesta segunda-feira, 29, com a equipe da Prefeitura de Guabiruba em audiência pública para discutir o projeto de pavimentação e revitalização da rua Prefeito Carlos Boos.
Os detalhes foram apresentados pela Arquiteta e Urbanista da Secretaria de Planejamento Urbano e Infraestrutura, Débora Barroero, acompanhada do prefeito Matias Kohler, secretário William Inácio Schlindwein, diretora de projetos Aline Razera, engenheiro civil Robson Telles e do coordenador municipal de projetos, Jethro Silvestre.
Veja também:
Após anúncio de retorno aos palcos, fãs relembram shows de Sandy e Junior em Brusque
Dentista brusquense relata como foi a missão voluntária na Angola
Filhotes de ave ameaçada de extinção nascem no parque Zoobotânico
Aproximadamente 80 pessoas da comunidade compareceram à reunião para conhecer o modelo proposto para a obra. “Acessibilidade, conforto e segurança a pedestres, ciclistas e motoristas são as características desse projeto, respeitando todas as normas vigentes”, afirma Schlindwein.
A participação da comunidade, na avaliação dele, foi muito boa. Todos puderam esclarecer suas dúvidas e fazer proposições. “O projeto foi muito bem aceito por todos os presentes, não foi necessário fazer nenhuma modificação”, conta.
Inovações
A revitalização da rua Prefeito Carlos Boos apresentará alguns elementos novos no trânsito da cidade, todos com a intenção de oferecer mais segurança, melhorar o fluxo da via e garantir conforto aos usuários.
Um desses dispositivos serão ilhas com tachões nas faixas de pedestres. “Além de contribuir para a redução da velocidade dos carros, o pedestre poderá ter um ponto de apoio seguro para concluir a travessia”, explica o secretário.
A medida é importante para vias mais largas, como é o caso da Carlos Boos, que tem 10 metros de pista. “Assim o pedestre não precisará atravessar a rua de uma vez só. Ele poderá fazer a travessia até a metade e aguardar com segurança a redução do fluxo para chegar ao outro lado”, complementa.
Para os motoristas, será instalado um trevo alemão, ou seja, para fazer a conversão em principais bifurcações, o carro deverá esperar dentro de uma baia no meio da pista, evitando atrapalhar o fluxo dos outros veículos. Já para as ciclofaixas, quase toda a extensão terá de 2,5 metros de largura sendo toda ela de mão dupla.
Outras ações do projeto de revitalização serão a construção das calçadas conforme o padrão estabelecido pelo Plano Diretor de Guabiruba e a arborização ao longo da obra, sempre levando em conta a acessibilidade.
Ainda de acordo com o secretário, será necessário fazer 44 interferências em propriedades. “Dentro dos próximos dias vamos visitar cada um desses proprietários para discutir com eles qual a melhor forma de conduzir esse processo”, explica.
Veja também:
Veja como foi a homenagem a Luciano Hang no programa Eliana, do SBT
Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região
Furb comemora 55 anos com eventos para a comunidade
Preço e prazo
A audiência pública para a apresentação e discussão do projeto com a comunidade é uma das etapas estabelecidas pelo financiamento adquirido junto ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).
O trecho a ser revitalizado tem aproximadamente 3,3 quilômetros de extensão com 14 metros de largura, sendo que 10 metros são de pista e quatro de calçada (dois metros para cada lado).
Guabiruba Sul
Nesta quinta-feira, 2, será a vez da comunidade do Guabiruba Sul discutir com a prefeitura sobre o projeto de pavimentação da principal rua do bairro. O encontro será na Escola Anna Othília Schlindwein, a partir das 19h.
Mais informações podem ser obtidas pelo (47) 3308-3100.