Cruzeiros: resorts flutuantes
Uma das melhores maneiras de viajar e não precisar se preocupar com quase nada é a bordo de um cruzeiro.
Um navio é um resort completo e muito mais. Ele é hotel, restaurantes, entretenimento, transporte, spa, piscina, shopping, cassino e diversas outras atrações que cada um tem em particular.
O que eu acho de melhor, é que você dorme e acorda em um novo destino todos os dias, sem trânsito, sem troca de hotel, sem arrumar malas. Maravilhoso!
É um dos segmentos de viagem que mais crescem no mundo e é sem dúvida um modo diferente de conhecer novos lugares e de certa forma barato de viajar. Analisando o custo-benefício de uma viagem “por terra”, o cruzeiro com certeza tem muito mais benefícios.
A maioria dos cruzeiros possuem o sistema All Inclusive, ou seja, toda a alimentação já está paga no seu pacote, alguns ainda contam com bebidas alcoólicas, outros são pagos à parte. Outros ainda mais completos contam com passeios inclusos no pacote, outros os passeios são à parte.
Há diversos tipos de viagens para escolher, desde as mais curtas de três noites ou a de volta ao mundo, com uma média de 100 dias. Já pensou? Volta ao mundo de navio? Eu já, mas por enquanto, ainda não dá.
Dos lugares a visitar, os mais comuns e procurados são os roteiros do Caribe e Bahamas. Esses costumam sair da Flórida, nos Estados Unidos. Ali também está uma ótima opção para as crianças, os navios da Disney, com os personagens e tudo de maravilhoso que o padrão Disney pode oferecer. Ainda nos portos da Flórida estão hoje os maiores navios do mundo, são eles: Symphony of the Seas, Harmony of the Seas, Allure of the Seas, todos da empresa Royal Caribbean.
Em 2013 fiz um cruzeiro Majestic of the Seas, saímos do Porto de Miami e seguimos por quatro dias pelas Bahamas. Super recomendo! O navio era incrível, desde a comida, diversidade de serviços até as paradas nas praias com águas turquesa, areias branquinhas, céu azul sempre com sol…um paraíso!
Lugares mais exóticos como cruzeiros pela Patagônia, e alguns descendo até a Antártida, estão na minha lista de sonhos. A lista aqui é extensa e vocês vão conhecendo aos pouquinhos.
Acho que a primeira viagem que fiz foi com a empresa Costa, não lembro o nome do navio. Me recordo de termos parado para conhecer Búzios, Angra dos Reis e Ilha Bella. Depois tenho muitas lembranças de quando também junto com a minha família saímos de Buenos Aires, na Argentina, no Splendour of the Seas, contornamos a costa até chegar em Santos, em São Paulo. Uma das paradas foi em Porto Belo, e como já conhecíamos, aproveitamos o dia no navio. Lembro do meu tio passeando ao redor de jet-ski, e nós abanando do deck da piscina para ele. Na época não paravam ali tantos navios como hoje.
Outro que também foi muito legal, porém menor e não tão luxuoso, foi o Horizon– Pullmantur. Saímos de São Francisco do Sul no final de dezembro de 2011 e fomos contornando a costa até Vitória, no Espírito Santo. Na volta paramos no Rio de Janeiro e ali assistimos os fogos do Ano Novo de Copacabana por um outro ângulo. Lindo demais!
Vamos atravessar até a Europa? Esses são os chamados transatlânticos, pois cruzam os oceanos. A única coisa aqui é que tem mais dias de navegação, ou seja, sem paradas para passeios, bom para descansar.
No antigo continente não faltam opções de roteiros, passando por diversos países. Com certeza você vai conhecer muita coisa no conforto de um navio. Destaco aqui mais um para lista dos desejos: navegar por entre os fiordes noruegueses.
Outros da lista – sim minha lista é enorme – são os pequenos cruzeiros – e geralmente bastante luxuosos – por entre os rios. É possível e muito comum navegar por entres os rios de diversos lugares da Europa, bem como na África, nas águas egípcias do imponente rio Nilo, e na vizinha Ásia, com o seu mais que importante rio Ganges, na Índia.
Navegando a Leste, vamos chegando a outros locais exóticos, e minha lista continua, pelo Myanmar, Tailândia, Vietnã, Indonésia, até chegar na Austrália. Ufa! Viu como os roteiros são mais que diversos? O difícil agora é escolher para onde ir. Já escolheu o seu?
O maior navio do mundo
Em abril de 2018 o Symphony of the Seas ganhou o título de maior navio do mundo. Com 362 metros de comprimento, ele é quase do tamanho do Empire State Building de Nova York deitado. Custou US$ 1,5 bilhão, e tem capacidade para 5.518 hóspedes em ocupação dupla nas suas 2.759 cabines (e 6.670 com lotação máxima, incluindo bi-camas).
Recheado de inovações tecnológicas, além de espetáculos, atrações e restaurantes inéditos, ele navegou pelo Mediterrâneo até outubro e, a partir de novembro, fará a rota entre Miami e o Caribe.
Temporada de cruzeiros
No dia 28 deste mês chega a Balneário Camboriú o MSC Fantasia. As 46 escalas de cruzeiros já confirmadas em Santa Catarina para o próximo verão trarão a Balneário Camboriú e Porto Belo R$ 67 milhões em movimentação financeira. Considerando os gastos dos turistas e as taxas para uso de infraestrutura nos atracadouros.
Itajaí, que volta a integrar o time dos grandes cruzeiros a partir do ano que vem, já tem 12 escalas pré-agendadas para o verão 2019/2020. A companhia MSC prevê roteiros com o navio Sinfonia, que tem espaço para mais de 5 mil passageiros. Além da MSC, a Costa Cruzeiros também negocia com a Secretaria de Turismo de Itajaí. As informações são da jornalista Dagmara Spautz, da NSC Comunicação.
“Daqui a vinte anos, você não terá arrependimento das coisas que fez, mas das que deixou de fazer. Por isso, veleje longe do seu porto seguro. Explore. Sonhe. Descubra”
Mark Twain