Construção da nova UBS do Centro, em Brusque, inicia na próxima semana
Posto de saúde será construído em terreno da prefeitura no loteamento Schaeffer
Posto de saúde será construído em terreno da prefeitura no loteamento Schaeffer
A construção da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro, em Brusque, vai começar na segunda-feira, 14, de acordo com informações da prefeitura. O posto de saúde será levantado em terreno no loteamento Schaeffer.
A ordem de serviço foi assinada pelo prefeito de Brusque, André Vechi (PL), pelo vice-prefeito Deco Batisti (PL) e pela secretária de Saúde, Thayse Rosa, nesta segunda-feira, 7. A vencedora da licitação, Itaquá Construções, tem o prazo de um ano e dois meses para construir a UBS.
A obra gira em torno de R$ 4,3 milhões, com a maior parte dos recursos enviada pelo governo federal. O restante é contrapartida da prefeitura. A UBS do Centro foi contemplada no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
A nova unidade será levantada em uma área de 2.120 metros quadrados. De construção, serão aproximadamente 750 metros quadrados. O resto do terreno será destinado a estacionamento e espaços para deslocamento das pessoas.
O posto de saúde será construído especificamente no lado da esquina entre as ruas Otto Schaeffer e Orlando José Schaeffer. Já do outro lado, da rua Mathilde Schaeffer, o terreno apenas será nivelado.
Na prática, a UBS sairá do imóvel alugado na avenida Lauro Muller e irá para um local próprio no loteamento Schaeffer. O atual espaço é considerado inadequado pelo Executivo. O custo anual do aluguel é de R$ 100 mil.
A demora para definição do terreno do novo posto de saúde fez com que o edital de licitação fosse aberto próximo ao prazo dado pelo Ministério da Saúde. Um eventual atraso no processo poderia fazer com que o município perdesse o recurso do governo federal, caso a justificativa não fosse aceita.
No entanto, não houve empecilhos na licitação e, conforme a prefeitura, os processos necessários foram concluídos dentro do prazo. Atualmente, não há risco de perda do recurso do governo federal.
Moradores do loteamento Schaeffer alegam que a implantação da UBS no terreno em questão é inviável, por possuir uma nascente. No local, há uma placa que informa que o terreno é área verde e não pode ser ocupado.
Entretanto, conforme a prefeitura, a placa não possui valor e o imóvel está disponível para receber a construção. Anos atrás, o aviso teria sido utilizado como estratégia da prefeitura para evitar despejo irregular de entulhos.
Na era da disco music, grupo de amigos abriu a Kaputz Discotheque na década de 70: