Diante dessa onda de Coronavírus por todo o mundo, com fronteiras sendo fechadas a cada dia, é comum que aquela viagem dos sonhos seja adiada ou cancelada. E nesse momento delicado é preciso ter cautela para lidar com o inesperado. Por isso, proponho uma reflexão, considerando que tenho visto muitas pessoas descontando suas frustrações sobre os agentes de viagens e companhias aéreas. A maioria quer seu reembolso imediato e sem taxas, mas temos que ter bom senso com os profissionais com quem estivermos tratando, já que o motivo do caos é algo que foge do controle deles e eles também estão perdendo com isso.
Certamente, os agentes de viagens, assim como companhias aéreas, hotéis e demais empresas do cenário turístico, estão se esforçando para solucionar os problemas de seus clientes, tentando reacomodar quem está em trânsito e não conseguiu retornar, ou orientando sobre regras de cancelamento, fazendo remarcações e reembolsos. É hora de manter a calma e sobretudo, ter respeito e empatia!
A situação é preocupante pois reflete diretamente na economia de todo o país, vai além, na economia do mundo. Aqui dou ênfase ao setor turístico, que envolve milhares de profissionais, fornecedores e clientes. Portanto, uma coisa que pode ser feita, é não cancelar e sim adiar aquela viagem ou passeio, não exigir um reembolso imediato, mas aceitar o crédito para utilizar em outra oportunidade. Porque sim, uma hora essa pandemia vai passar, as coisas irão voltar ao normal e vamos poder voar e fazer novas reservas em inúmeros destinos mundo a fora.
Eu tinha uma viagem marcada para o próximo sábado, minha agente me ajudou me orientando nas notícias que iam chegando e qual a melhor forma de proceder. A empresa aérea informou que não irá cobrar a taxa de remarcação, e que terei 12 meses para utilizar o valor da passagem como um voucher, sendo que se houver diferença de valor para mais, na próxima passagem deverá ser pago. O aluguel de temporada cancelou e reembolsou total, já o hotel não sei se vou conseguir, pois pela resposta que obtive do e-mail que mandei eles não foram muito flexíveis quanto à questão de reembolso. Continuarei tentando, porém tenho que também entender o lado deles, que quando fiz a reserva dizia não haver cancelamento grátis, e estão no seu direito.
Vamos fazer a nossa parte e apoiar os profissionais que sempre nos atenderam com zelo, ajudando a encontrar o melhor preço de passagem, sugerindo roteiros, fazendo a reserva de hotéis, passando orientações sobre documentações, e dando suporte em pequenas emergências nos finais de semana, de madrugada ou em feriados. O problema que estamos enfrentando é de todos nós e a culpa não pode ser colocada apenas sobre agentes de viagens e empresas do setor turístico. Tenhamos fé e paciência para enfrentar esse período difícil!
“ Nós agentes de viagens estamos empenhados para minimizar os transtornos que o COVID 19 causou para o turismo mundial. Queremos que nossos passageiros tenham a certeza que fizeram uma boa escolha ao procurar uma agência de viagens. Comprar é fácil, porém na hora de um problema muitos veem a importância dessa escolha! ” Larrysa G Kohler – Agente de Turismo, Tomasoni Viagens.