Cremação e enterro de animais tem baixa procura na região

No entanto, empresa de Balneário Camboriú já faz até 70 atendimentos ao mês, com clientes de várias cidades

Cremação e enterro de animais tem baixa procura na região

No entanto, empresa de Balneário Camboriú já faz até 70 atendimentos ao mês, com clientes de várias cidades

Brusque não possui um local específico para enterrar ou cremar animais de estimação. Os serviços, que crescem em grandes centros, ainda têm baixa demanda na região. Os interessados buscam os serviços por causa da relação afetiva com o animal ou ainda para reduzir os impactos ao meio ambiente.

Os destinos mais comuns para o descarte são a incineração, por meio da coleta de uma empresa de resíduos terceirizada, ou o enterro em terreno da família.

O veterinário da Dog Center Clínica Veterinária, Edilberto da Silva, diz que após a morte do bichinho, a maioria dos clientes opta por enterrar em sítio ou próximo de casa. No entanto, a empresa sugere o crematório de animais de Balneário Camboriú.

Na Mascote Consultório Veterinário, são indicados ao dono do animal três opções para o descarte. O veterinário Leonardo de Oliveira Bandeira afirma que geralmente os clientes preferem enterrar o cachorro ou gato no terreno de casa. Neste local é colocado folhagens e acessórios que remetam ao valor sentimental que o pet teve para os tutores. “São grandes companheiros e o sentimento envolvido é imensurável. Eles passaram muito tempo com a família, por isso poder deixá-los mais perto torna-se a melhor opção para os donos”.

Além disso, Bandeira sugere a cremação do animal numa empresa de Balneário Camboriú e também encaminha, quando solicitado, a um senhor de Brusque, que possui um grande terreno, e faz a prestação deste serviço para pessoas que não têm espaço adequado.

A veterinária da Vita Vet, Katherine Petry, diz que os clientes enterram em área particular própria, fazem a cremação ou ainda deixam na clínica para que seja descartado por meio da empresa que realiza a coleta de resíduos hospitalares.

A Catarinense Coleta de Resíduos Hospitalares é a empresa brusquense responsável por este tipo de coleta. Os animais são levados até a Recicle, que por sua vez fica encarregada de fazer o tratamento do resíduo.

Cremação animal

O Pet Crematório Caminho dos Animais, de Balneário Camboriú, é a empresa mais próxima de Brusque que realiza a cremação de bichos, de até 45 quilos. O sócio-gerente, Paulo Emílio, conta que há sete anos são oferecidos serviços de translado, urna com cinzas, certificado de cremação (dados do animal) e o uso da lápide virtual (mensagem, fotos e dados) por meio do site www.caminhodosanimais.com.br.

Emílio diz que a empresa tem clientes desde Florianópolis até Joinville e que os valores variam de R$ 400 a R$ 600. Em média, são cremados de 60 a 70 animais por mês. Ele afirma que Brusque é uma das cidades da região que menos se interessa por este tipo de serviço. O sócio-gerente ainda diz que o processo da cremação beneficia o meio ambiente, pois não o degrada, e colabora emocionalmente com o cliente que não quer ver seu animal jogado ao lixo, já que ele fez parte da família.

Em Barra Velha também há uma empresa especializada em cremação animal, que ainda oferece cemitério. O Descanso do Amigo Park foi criado em 2013 e oferecer um local apropriado à destinação de animais domésticos, levando em consideração a preocupação com o meio ambiente e a preservação da memória afetiva dos tutores com o animal.

Entre os serviços oferecidos estão a preparação do velório, sala de despedida, jazidas verticais ou horizontais, diferentes áreas para sepultamento, lápides e planos de assistência.

Contaminação do solo

Em casos de doenças e zoonoses com altos índices de contaminação – como a esporotricose, toxoplasmose, raiva e leptospirose, entre outros – cremar o animal morto é a melhor opção. Como esse tipo de problema pode se disseminar mesmo após o falecimento do animal, contaminando a terra e o solo em torno de onde o pet é enterrado.

Fonte: CachorroGato

 

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio