O que era pra ser somente uma ajuda temporária se transformou em profissão e já dura 29 anos. Daniela Debatin Coutinho, 43 anos, iniciou sua história na Sassipan Panificadora e Confeitaria em janeiro de 1992, aos 14 anos.

Durante as férias escolares daquele ano, ela foi chamada para ajudar na panificadora por dois meses, até fevereiro. Seu pai era o padeiro e, inclusive, também continua na ativa.

“Eu já vinha às vezes acompanhar meu pai na padaria. Ele é padeiro, então começava de madrugada. Pra não deixar ele sozinho eu fazia companhia e ajudava nos afazeres”, conta.

Sempre digo que a pessoa deve escolher fazer uma coisa que ama e aí nunca vai precisar trabalhar

A família de Daniela sempre foi muito próxima de seu Quido Sassi, fundador da panificadora. Por isso, quando precisavam de uma ajuda no início daquele ano, logo pensaram em Daniela, que já conhecia o ambiente.

A adolescente começou como atendente do balcão e caixa. “Eu sempre gostei e sempre foi tudo muito família. Eu almoçava na casa do seu Quido, sempre tivemos muito contato”, afirma.

O desempenho de Daniela agradou e depois dos dois meses iniciais, foi convidada a ficar. “Me pediram pra ser registrada e eu fiquei. Fui ficando até hoje”.

Daniela não pensa em parar de trabalhar tão cedo | Foto: Bárbara Sales

Daniela continuou atendendo no balcão e como caixa, mas logo começou a fazer algumas tarefas no escritório. Com o passar do tempo, os afazeres administrativos foram ficando maiores e ela passou a trabalhar somente no escritório. E há 15 anos, é a gerente comercial da Sassipan.

“Costumo brincar que sou como o bombril, tenho 1001 utilidades. Nesses anos todos já fiz um pouco de tudo. A gente acaba aprendendo um pouquinho de cada setor”, diz.

Mesmo iniciando no mercado de trabalho ainda adolescente, Daniela afirma que nunca se imaginou trabalhando em outro lugar.  “A minha vida é a Sassipan. Já passei mais anos aqui dentro do que fora. Acabei pegando paixão pelo negócio”.

Família

Assim como Daniela acompanhou a evolução da Sassipan ao longo desses 29 anos, também passou por muitas transformações na vida pessoal. A principal delas: se tornar mãe.

Daniela continuou trabalhando durante a gravidez e depois do nascimento, o filho, ainda bebezinho acompanhava a mãe no trabalho. 

Ela também acompanhou a chegada das novas gerações à panificadora. “Assim como eles acompanharam a minha família, eu também acompanhei tudo de perto. Crianças que eu vi na barriga, hoje já estão administrando a empresa, trabalham junto comigo. É muito legal ver todas essas mudanças”.

A minha vida é a Sassipan. Já passei mais anos aqui dentro do que fora. Acabei pegando paixão pelo negócio

Daniela também está concluindo o curso de Administração, que além dos anos de experiência, dará mais um suporte para continuar desempenhando suas funções.

Na função de gerente comercial, Daniela é responsável pela loja e também pelo setor de expedição da panificadora.

O amor pelo que faz, para ela, é o segredo da longevidade no emprego. “Sempre digo que a pessoa deve escolher fazer uma coisa que ama e aí nunca vai precisar trabalhar. É o meu caso. Sempre gostei muito do que faço”, diz.

“Tem que ficar onde se é feliz, onde você se sente leve. Do contrário, não tem como ficar tanto tempo no mesmo lugar”, completa.

Para Daniela, a Sassipan é sua segunda família e, por isso, não pensa em parar de trabalhar tão cedo. “É muito gratificante e um desafio acompanhar todo o crescimento da Sassipan. Eu acabei crescendo junto. É difícil pensar em sair porque estou aqui há tanto tempo. É tudo muito família. Não me vejo longe”.


Clique aqui e baixe o e-book Elas Inspiram, que conta histórias de quatro mulheres que se dedicam há anos ao trabalho e são apaixonadas pelo que fazem