Imagem registrada no final desta manhã de domingo: “céu emburrado” em Brusque!

A chuva que começou a cair no Vale do Itajaí Mirim na tarde de ontem, sábado,6, já acumula valores significativos em alguns municípios. Destaque para Presidente Nereu, onde em 48 horas, já choveu 73 mm. Já nas cabeceiras do rio Itajaí Mirim em Vidal Ramos, localidade de Fazenda Rio Bonito, minhas duas estações registraram 57,7 mm e 40,3 mm, dados apurados entre o entardecer de ontem até às 19 horas deste domingo,7. Em Brusque a precipitação acumulou até o momento, valores entre 31 mm e 37 mm entre este mesmo período citado anteriormente.

A chuva depositada na flor. Registro desta tarde,7.

Abaixo estão os dados completos de precipitação das últimas 48 horas, extraídos das minhas 11 estações fixadas por todo o Vale do Itajaí Mirim. Vale observar que até o fechamento desta edição, continuava a chover na nossa região:

Fonte: Ciro Groh

Chuva bem vinda no Vale

O mês de março apresentou um déficit pluviométrico em Brusque. Choveu apenas 46% do esperado para o mês, dados das minhas estações. Chegou abril e os primeiros 5 dias deste mês continuaram com tempo seco em nosso município, além do calor acima de 30 ºC. Diante deste cenário de pouca chuva até então observado na nossa região, podemos afirmar que este evento chuvoso das últimas horas presente aqui no Vale veio em boa hora. Um exemplo disso está no nosso rio Itajaí Mirim que estando com nível muito baixo, alcançou um pico de 2,76 metros às 3 horas da última madrugada em Vidal Ramos, localidade de Salseiro, fonte, Agência Nacional de Águas, nível considerado dentro da normalidade. Esta água começou a chegar a Brusque no decorrer da tarde de hoje.

A seguir temos a imagem do Radar do Morro da Igreja com atualização das 19 horas desta noite de domingo. Podemos observar nas manchas coloridas da figura do mapa, a chuva concentrada entre a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte do estado. Predomínio de intensidade moderada, ilustrado nas áreas em amarelo, sendo em verde, precipitação fraca:

Fonte: REDEMET