Dengue: secretária de Saúde de Brusque explica quando e onde procurar ajuda médica

Local e formato de atendimento é estabelecido de acordo com a gravidade dos sintomas

Dengue: secretária de Saúde de Brusque explica quando e onde procurar ajuda médica

Local e formato de atendimento é estabelecido de acordo com a gravidade dos sintomas

Até agora, Brusque já contabiliza 1.247 casos confirmados de dengue, representando um aumento de 35% em relação à última atualização divulgada pela Vigilância em Saúde na segunda-feira, 15, quando havia 921 casos registrados.

Os números estão em ascensão. A preocupação da população também cresce. Para abordar esse tema, o jornal O Município entrevistou a secretária de Saúde, Thayse Rosa. O objetivo da entrevista era esclarecer as dúvidas da população sobre a dengue, uma doença cujos números têm aumentado em todo o território brasileiro.

Segundo a secretária, as pessoas devem procurar atendimento médico ao apresentarem relatos de febre, geralmente com duração de dois a sete dias, e duas ou mais das seguintes manifestações:

  • náuseas;
  • vômito;
  • exantema (irritação na pele espalhada pelo corpo);
  • dor muscular;
  • dor nas articulações;
  • dor de cabeça;
  • dor nos olhos;
  • petéquias (pequenas manchas arroxeadas causadas pelo sangramento sob a pele);
  • prova de laço positiva;
  • leucopenia (baixo nível de glóbulos brancos no sangue).

“Também pode ser considerada suspeita toda criança com quadro febril agudo de dois a sete dias de duração e sem foco de infecção aparente”.

Orientações

A secretária explica que, caso o quadro de sintomas se encaixe nos listados, a população pode e deve procurar a unidade básica de saúde mais próxima.

“Lá, o enfermeiro irá realizar a classificação de risco. Em nosso município, todos os atendimentos têm 100% de cobertura, inclusive com exames laboratoriais coletados para o manejo da dengue (hemograma) nos polos de hidratação”.

Questionada sobre como os profissionais classificam cada paciente, Thayse diz que existem quatro categorias: A, B, C e D. Confira a diferença de tratamento de cada uma delas:

  • Pacientes A: serão manejados na própria UBS, pois não necessitam de hidratação endovenosa;
  • Pacientes B: podem ser hidratados na própria UBS enquanto ela tiver capacidade instalada ou ser encaminhados para os 5 polos de hidratação;
  • Pacientes C ou D: são encaminhados aos hospitais.

“É importante que a população procure primeiro a UBS, pois se todos forem para o hospital, o tempo de espera aumentará significativamente. Seguindo esse fluxo, o hospital receberá os pacientes que precisam de atendimento hospitalar”.

Confira as principais medidas de prevenção e combate ao Aedes aegypti:

  • Manter bem tampado tonéis, caixas e barris de água;
  • Lavar semanalmente com água e sabão tanques utilizados para armazenar água;
  • Manter caixas d’água bem fechadas;
  • Remover galhos e folhas de calhas;
  • Não deixar água acumulada sobre a laje;
  • Encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana;
  • Trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana;
  • Colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas;
  • Fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais;
  • Manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo;
  • Acondicionar pneus em locais cobertos;
  • Fazer sempre manutenção de piscinas;
  • Tampar ralos;
  • Colocar areia nos cacos de vidro de muros ou cimento;
  • Não deixar água acumulada em folhas secas e tampinhas de garrafas;
  • Vasos sanitários externos devem ser tampados e verificados semanalmente;
  • Limpar sempre a bandeja do ar-condicionado;
  • Lonas para cobrir materiais de construção devem estar sempre bem esticadas para não acumular água;
  • Recolher sacos plásticos e lixo do quintal.

Saiba como denunciar

É através das denúncias que as equipes podem agir. A população pode contatar o número de WhatsApp: (47) 98813-0095. Terrenos e piscinas sem manutenção, suspeita de criadouros, locais públicos e privados tomados pelo mato devem ser denunciados.

Após o repasse de informações, os servidores encaminham a demanda para o setor responsável. Em locais privados sem ocupação, o Instituto Brusquense de Planejamento (Ibplan) realiza a notificação para o dono da propriedade. Em locais públicos, a prefeitura realiza a manutenção.

Atualmente, o número de denúncias faz com que a fiscalização demore mais do que o normal, devido ao grande aumento das demandas.


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