Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Deputado estadual eleito pelo PSL faz enquete sobre probição de beijo gay em público

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Deputado estadual eleito pelo PSL faz enquete sobre probição de beijo gay em público

Raul Sartori

Arroubos juvenis
Esses jovens deputados estaduais eleitos pelo PSL têm que controlar seus arroubos. Primeiro foi Ana Caroline Campagnolo, aquela que pediu que alunos filmem os professores em sala de aula. Agora é o criciumense Jessé Lopes, eleito com mais de 31 mil votos, que em postagem em rede social propôs a realização de uma enquete para saber a opinião da população acerca de leis, como na Rússia, que proíbem beijos de gays em público. Diante da reação, explicou não ser favorável a tais imposições, nem advogar em prol de qualquer causa que contrarie a liberdade individual dos cidadãos. Porque então de sugestão tão boba e homofóbica?

Meu nome
Indagado por um jornal da Capital sobre como preferia ser chamado tanto agora como a partir de 1º de janeiro, já na chefia do Executivo estadual, o futuro governador de SC decidiu dispensar o adjetivo “comandante” e ficar apenas com seu nome de registro, Carlos Moisés da Silva. Então, a partir de agora, será sempre chamado como governador Carlos Moisés da Silva ou Carlos Moisés, apenas.

Fineza
As coisas estão mudando. A Assembleia Legislativa aprovou moção de apelo, do deputado tucano Vicente Caropreso, contra o veto do presidente Michel Temer ao orçamento destinado para a assistência social. Até recentemente manifestações assim eram taxadas como “moção de repúdio”, especialmente quando propostas pelo PT.

Desmame
Este espaço foi instado a imaginar, com a percepção de alguns leitores, o estado lastimável de angústia e até desespero de algumas centenas de pessoas, especialmente as vinculadas a políticos, quando não elas próprias políticas, que durante décadas se valeram de mamatas no governo estadual, administrações seguidas, de diferentes partidos, e agora estão vendo que com Carlos Moisés da Silva as tetas não estão mais a seu alcance.

Unanimidade
Só agora vem chamando a atenção o resultado de uma urna disponibilizada dia 28 no presídio Santa Augusta, em Criciúma. Para presidente da República Fernando Haddad (PT) recebeu 100% dos votos, mesma unanimidade para o candidato ao governo de SC, Gelson Merísio (PSD). Para os demais, nada. Na Assembleia Legislativa o deputado estadual Maurício Eskudlark (PR), muito desconfiado, sugeriu à Justiça Eleitoral rever o benefício do voto aos detentos.

Ajuda ao CEPON
O CEPON firmou convênio com a Celesc para que os consumidores possam doar, por meio da conta-fatura de energia, um valor fixo mensal ao hospital que é referência no tratamento do câncer em SC. Quem quiser contribuir deve preencher o formulário http://www.fahece.org.br/doacao/forumulario_doacao_cepon.pdf, assinar e entregar no CEPON, na FAHECE ou na CELESC. Os recursos arrecadados serão investidos nos diversos projetos de melhoria do CEPON. Todos eles podem ser conhecidos no site da FAHECE.

Pirataria
Coincidência ou não, logo depois de uma grande operação de combate à pirataria no Centro de Florianópolis, anteontem, vários camelôs abordavam homens na rua Conselheiro Mafra e arredores, para oferecer vibradores chineses, a R$ 30, sugerindo-os como presente para a esposa, namorada, amiga…

Quilombo
O Incra de SC acaba de reconhecer e declarar como terras da comunidade quilombola uma área de 7,3 mil hectares localizada nos municípios de Praia Grande (SC) e Mampituba (RS). O ato garante o prosseguimento do processo de titulação em nome dos quilombolas da área de 4,6 mil hectares que não está sobreposta aos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral.

Qualificação
Com 35 votos favoráveis, sete votos contrários e uma abstenção, o Plenário do Senado aprovou anteontem a indicação de Victor Hugo Froner Bicca para o cargo de diretor-geral da Agência Nacional de Mineração (ANM). Entre suas diversas qualificações destaca-se a especialização em Educação e Meio Ambiente pela Udesc.

Primeiros socorros
O presidente Michel Temer sancionou a Lei Lucas, que torna obrigatório o treinamento de professores e funcionários de escolas de ensino infantil e de creches em noções de primeiros socorros. Aprovada por unanimidade pelo Senado, o nome da nova legislação presta homenagem ao menino de 10 anos que morreu engasgado com um lanche durante um passeio escolar, sem que ninguém pudesse socorrê-lo.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio