Desfile de São Nicolau mantém vivas as tradições natalinas de Guabiruba
Evento ocorre há gerações e percorreu diversos bairros da cidade
Evento ocorre há gerações e percorreu diversos bairros da cidade
Seguindo a tradição, São Nicolau e Christkindl passearam por diversos bairros de Guabiruba na noite desta segunda-feira, 6, animando o início de semana de crianças, adultos e idosos. A tradição centenária da cidade persiste, com as celebrações que servem de “abertura” das festividades de Natal.
São Nicolau estava acompanhado do Christkindl, uma figura angelical análoga ao Menino Jesus, celebrada em diversas partes do mundo. Os tradicionais pelznickels também estiveram presentes na festividade.
“Participo há uns 10 anos, hoje é um dia especial para mim. Dia de São Nicolau, dia de levar alegria para as pessoas novamente. Nesses dois anos tivemos a Covid-19, com medo de sair por conta da doença. Sempre teve o desfile, mas as outras atividades pararam, como a visita aqui [na Pelznickelplatz]. No ano passado, a gente jogava as balas mais de longe, para não aglomerar. A gente vê nas pessoas, a alegria das crianças, a presença, o abano”, comenta, emocionado, Osnildo Fischer, de 58 anos, que é o São Nicolau no desfile de 2021.
“Tem certos momentos em que até os mais antigos ainda se impressionam. Uma mulher falou que achava que nunca mais veria o São Nicolau, tem alegria, emoção, não tem dinheiro que pague”, completa.
De acordo com Ivan Fischer, que é um dos organizadores do desfile e um dos funda, participaram cerca de 20 pessoas, sendo 12 Pelznickels, além do São Nicolau interpretado por Osnildo Fischer e o Christkindl, neste ano interpretado por Laís Schaefer. O santo recebe cartas das crianças e distribui balas com a Christkindl.
“Hoje é que se inicia tudo, porque é dia de São Nicolau, que foi o primeiro Pelznickel. Queremos manter esta chama viva, porque ele foi um santo da Igreja Católica, tornou-se bispo mais tarde. Um exemplo de pessoa, que sempre ajudou muitas pessoas”, relata Ivan.
Ele também fala da força da data tradicional para as crianças. Ele recebe cartas das crianças e distribui balas com a Christkindl. “Para a criançada é uma alegria, é como se fosse uma abertura das festividades para o Natal, dia 6 é quando começa tudo, é o pontapé inicial.”
Maximino Corrêa reveza no papel de São Nicolau com Osnildo Fischer, e integra o grupo há cerca de dois anos. “Entrei no grupo por incentivo do nosso neto que é pelznickel. Acabei gostando muito pela emoção das crianças chegarem até mim entregando cartinhas, abraçando, tirando fotos. É muito emocionante. As pessoas esperam na frente de suas casas pra deixar a tradição continuar viva, pois São Nicolau transmite paz.”
A Pelznickelplatz, a casa do Pelznickel, será aberta nesta sexta-feira, 10. Neste domingo, 5, foi realizado o desfile alegórico reunindo Papai Noel, Pelznickel, o presépio, figuras folclóricas da cidade e vários outros personagens do Natal.
Colaborou Luiz Antonello
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: