Dia do Pedal será realizado neste domingo, 1º, e deve atrair 3 mil pessoas
Novidade é a participação do Clube da Bicicleta Antiga
Novidade é a participação do Clube da Bicicleta Antiga
Tradição entre os brusquenses amantes das “magrelas”, neste domingo, 1º, feriado do Dia do Trabalhador, será realizado mais um Dia do Pedal. O evento engloba várias atividades promovidas pelo Sesc, porém, tem como ponto alto da programação o passeio ciclístico pela cidade, que no ano passado reuniu mais de 2 mil pessoas.
Jussinei Sartori, coordenador de atividades do Sesc, diz que a expectativa da organização para a pedalada é de que, aproximadamente, 3 mil pessoas saiam de casa para pedalar. O aumento no número de participantes é resultado do crescimento natural do evento, que a cada ano ganha mais notoriedade e participantes, e da incorporação do Clube da Bicicleta Antiga de Brusque.
O coordenador de atividades diz que a projeção é ambiciosa, porém realista, porque a divulgação do evento também foi maior. Por exemplo, no ano passado o projeto Super Bike foi realizado em cinco escolas estaduais e mais de 800 pessoas compareceram ao Dia do Pedal. Em 2016, foram dez escolas.
De acordo com o coordenador de atividades do Sesc, o pedal de Brusque é o maior do estado. Já o foi em 2015 e deve manter este status neste ano, se a expectativa for atingida. O Dia do Pedal é uma realização do Sesc estadual e em 2016 ocorrerá em 31 municípios – no ano passado foram 21. “O Dia do Pedal de Brusque é o maior do estado em número de participantes. Isto porque, hoje, a comunidade de Brusque já colocou o Dia do Pedal na sua agenda, o pessoal já espera por este dia”, diz Sartori.
No domingo, o passeio ciclístico terá saída em frente ao Sesc, localizado na avenida Arno Carlos Gracher, a Beira Rio, às 9h. O roteiro passará por várias praças da cidade. Mas a programação vai muito além do passeio ciclístico, ressalta Sartori. Haverá brincadeiras para as crianças e outras atividades para os adultos que promovem a saúde o bem-estar.
Por exemplo, para as crianças, haverá um circuito montado dentro da quadra de esportes, com rampas eoutros obstáculos, para que elas passem de bicicleta. Também haverá orientações sobre roteiros turísticos do Sesc e outros serviços. Além disso, diz Sartori, serão sorteadas várias bicicletas para quem participar do passeio ciclístico.
Bikes antigas
Esta será a primeira vez que junto com o passeio ciclístico tradicional haverá uma passeata também de bicicletas antigas. De acordo com o coordenador de atividades do Sesc, a ideia surgiu no Clube de Bicicletas Antigas de Brusque. O clube já tinha ideia de fazer um passeio por Brusque e o Sesc fechou parceria com o grupo.
Segundo Sartori, a presença das bicicletas antigas é uma exclusividade de Brusque, nenhuma outra cidade conta com este tipo de atrativo. A expectativa é de que muitas pessoas que gostam de preservar as magrelas compareçam ao passeio ciclístico e, com isso, a presença de público aumente.
A organização do evento solicita que aqueles que vão com as bikes antigas também se vistam a caráter. “Pedimos que as pessoas venham de boina, com roupas de linho, como era na época de 1940, quando era chique andar de bicicleta”, diz Sartori.
Haverá um sorteio exclusivo para aqueles que forem de bicicleta antiga e também vestidos a caráter de uma monareta totalmente restaurada.
Programação
Premiações