Diretor do Sine alega ter sido obrigado a repassar parte do salário para Jones Bosio

Prints de mensagem que Waldir da Silva Neto teria enviado para ex-presidente do Democratas circulam nas redes sociais

Diretor do Sine alega ter sido obrigado a repassar parte do salário para Jones Bosio

Prints de mensagem que Waldir da Silva Neto teria enviado para ex-presidente do Democratas circulam nas redes sociais

Colaboraram Eliz Haacke e Thiago Facchini

Circulam nas redes sociais prints (imagens da tela do celular) de uma conversa que teria acontecido entre o diretor do Sistema Nacional de Empregos (Sine) de Brusque, Waldir da Silva Neto, e uma pessoa não identificada.

Nesta conversa, Neto envia uma mensagem para uma pessoa, em que afirma ter enviado o mesmo texto anteriormente para Jones Bosio, ex-presidente do Democratas (DEM) de Brusque e atual presidente do PTB do município.

Na conversa, Neto faz um desabafo e afirma que “não pode aceitar que 25,42% do salário” seja entregue para uma pessoa, que posteriormente repassaria o valor para Jones Bosio.

Além disso, Neto revela que Jones teria dito que o objetivo do repasse financeiro seria utilizado para pagamentos de débitos do partido. No entanto, o diretor do Sine solicita que, se o objetivo do pagamento fosse realmente este, que o então presidente do DEM emitisse um boleto com objetivo de fornecer maior transparência.

“Sempre falas e não quero duvidar, que esse valor que eu e certamente mais alguns repassam é para pagamentos de débitos do partido, mas para ser mais transparente, emita um boleto com a porcentagem determinada pelo estatuto do Democratas”, escreveu.

Neto cita também o suposto esquema de rachadinha para partidos de Brusque, divulgado pelo jornal O Município em março. “Assim evitamos a bomba que o Cleiton (Bittelbrunn) foi denunciado e envolveu o partido”, citou. As investigações do suposto esquema correm em sigilo.

O diretor do Sine comenta ainda sobre possíveis represálias que poderia sofrer após a mensagem enviada, citando a possibilidade de ser exonerado. E, por fim, pede a Jones Bosio para que lembre “quem sempre esteve ao seu lado”.

Neto confirma as conversas

A reportagem de O Município entrou em contato com o diretor do Sine, que confirmou os diálogos. “Essa mensagem eu enviei para o Jones onde eu não concordava em repassar os valores e não iria mais repassar valor nenhum para ele”, pontua.

“Eu fiz sim, já tive que fazer alguns repasses e depois me neguei a fazer, justamente como está na mensagem. O trabalho onde eu estou é mérito meu, é competência minha, então eu passei a negar de fazer esse repasse”, salienta o diretor.

Neto afirma que a mensagem foi entregue ao promotor de Justiça, Daniel Westphal Taylor, que investiga o caso de suspeita de rachadinha denunciado pelo ex-servidor da prefeitura Aladin Farias Segundo. Ele ainda diz que já foi procurado para prestar esclarecimentos tanto pela Procuradoria Geral do Município, quanto pela Promotoria de Justiça.

Questionado pela reportagem sobre a data de envio da mensagem, o diretor do Sine diz que foi enviada no início do ano. No entanto, ele não soube precisar a data. “Isso foi desencadeado após uma discussão do ex-servidor Aladin com o ex-vereador Cleiton que cobrava esse valor dele”.

O diretor ainda explica que é comum as pessoas filiadas ao partido repassarem um valor para custear o que ele chama de “custas partidárias”. “Eu concordo com o valor que todo partido dá. Todo estatuto de partido tem uma porcentagem que você repassa para arcar com as custas partidárias, mas esse valor que eu cheguei a passar uns meses eu não concordava e iria deixar de pagar”.

Neto ainda afirma que não saiu do Democratas, mas que está a procura de um partido que possa lhe amparar para concorrer as eleições futuras.

“Se consultar na Justiça Eleitoral eu estou no DEM, porém eu tenho que ver um partido que vai me dar condições de disputar uma futura eleição, pois pelo que a gente viu hoje, o DEM esvaziou, foram todos para o PTB e recebi sim convite para me filiar. Mas por enquanto estou neutro na minha, estou focado no meu trabalho, até porque não vou ser candidato ano que vem”, pontua.

Jones Bosio se manifesta

Em contrapartida, Jones Bosio afirma que não recebeu a mensagem e diz estar surpreso. “Eu estava com o Neto ainda semana passada e você deve ter o número do telefone dele. Pergunta se algum dia ele sofreu alguma represália por mim”, diz Jones para a reportagem.

Ele vai além e diz para o repórter questionar os demais integrantes do partido “se algum dia alguém teve que fazer algum repasse para mim ou para o partido”.

Jones garante que sempre arcou com as despesas do partido, tanto na questão jurídica, de contabilidade e viagens. “Sempre partiu do meu orçamento familiar. Nunca pedi nada para ninguém, nem em confraternização, que seria uma coisa muito óbvia, dividir uma confraternização”.

Ele ainda afirma que o diretor do Sine já está em processo de mudança de partido. “O Neto é um cara que aonde eu vou ele sempre vem comigo. Ele está vindo para o PTB, está filiado já”, garante o político.

Jones diz que já conversou com Edson Ristow, procurador-geral do município, após a denúncia do suposto esquema de rachadinha denunciado pelo ex-servidor.

“Hoje a imprensa em cima de uma mensagem de WhatsApp vem me botar no meio de uma coisa que já está na mão do Ministério Público, no qual o procurador do município chamou as pessoas. Ele conversou comigo e perguntou quem são os cargos indicados do então Democratas”, afirma.

Jones diz que as pessoas foram chamadas e entrevistadas pelo procurador, e que um dossiê foi realizado. “[Ele] viu que não batia as informações. Eu só pedi que no final gostaria de saber a resposta pelo que estou sendo acusado. E ele falou no final quando fez a conclusão que o que passaram e falaram não procede”, diz.

Segundo ele, a investigação teria sido arquivada e encaminhada ao Ministério Público.

“Eu só acho uma persistência em cima de mim, em um tema que foi criado lá com uma briga com o funcionário Aladin e o ex-vereador Cleiton que ainda estava no PRP. E isso recai sobre mim dessa forma. Quanto essa mensagem do Neto, vocês têm que tratar com ele”, salienta.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo