Em uma semana, Brusque tem aumento de 45% de casos confirmados de dengue
São 233 focos espalhados em 25 regiões da cidade
São 233 focos espalhados em 25 regiões da cidade
Na tarde desta segunda-feira, 11, a Diretoria de Vigilância em Saúde informou que os casos de dengue em Brusque seguem crescendo. Em uma semana, foi registrado um aumento de 45%. Os dados apontam que o município tem 271 casos confirmados de dengue em 2024, 85 a mais do que o levantamento feito no dia 4 de março.
De acordo com os dados, as ocorrências estão concentradas no bairro Limeira Baixa, com 42 casos confirmados. Os outros se dividem nos bairros Águas Claras, Azambuja, Bateas, Cedrinho, Cedro Alto, Centro I, Dom Joaquim, Maluche, Planalto, Primeiro de Maio, Rio Branco, Santa Terezinha, São João, São Luiz, São Pedro, Steffen, Guarani, Limoeiro, Nova Brasília, Poço Fundo, Santa Rita, Zantão, Tomaz Coelho, Volta Grande, Limeira Alta e Cerâmica Reis.
Há um paciente internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 14 pacientes internados em enfermaria hospitalar.
São 233 focos confirmados no município, espalhados em 25 regiões da cidade. Os bairros brusquenses com maior taxa incidência são: Águas Claras com 20 focos; São Pedro com 19 focos; Centro II com 18 focos; Cedrinho e Limeira com 14 focos cada.
A lista segue com os bairros Bateas e Santa Luzia com 12 focos cada; Azambuja, Centro I e Dom Joaquim com 11 focos cada; Primeiro de maio com 10 focos; Souza Cruz, Rio Branco e Guarani com nove focos cada.
A contagem continua com Nova Brasília e Steffen com oito focos cada; Santa Rita com sete focos; Maluche e Tomaz Coelho com seis focos cada; Limoeiro e São Luiz com cinco focos cada; Poço Fundo com quatro; Santa Terezinha com três e Cedro Alto e Ponta Russa com um foco cada.
No fim da tarde desta segunda-feira acontecerá a tradicional pulverização contra a dengue. O bairro da vez é o Dom Joaquim, nas ruas: Joao Peters; Anna Heil; DJ-25; Irma Josefina; Pedro Schweinberger; DJ-30; Mario Hochsprung; Armando Hochsprung; Teresa Peters Schwamberger e Abraão Lombardi.
A Diretoria de Vigilância em Saúde pede para que os moradores recolham seus animais de estimação, e deixem as janelas abertas
Em caso de sintomas de dengue, procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) da sua região, para o primeiro atendimento. Após a avaliação será dado o encaminhamento necessário.
A Diretoria de Vigilância em Saúde de Brusque, por meio do Programa de Combate a Endemias, também informa o número de telefone para denúncias, pelo WhatsApp, somente em formato de texto no (47) 98813-0095, ou por ligação, no número 156, da Ouvidoria Municipal.
Em parceria com a Defesa Civil de Brusque, a Vigilância Sanitária criou um canal de comunicação para a população poder receber alertas de casos e focos de dengue de determinado bairro.
Para receber os alertas, basta cadastrar via SMS ou Whatsapp.
Resgate de criança feita refém pelo próprio pai marca carreira de policial militar em Brusque: