O que é a próstata
A próstata é do tamanho de uma noz e fica localizada à frente do reto, por isso o médico consegue senti-la no exame de toque.

A função principal da próstata é produzir o líquido prostático, que protege os espermatozoides. Isso aumenta a chance de fecundação para reprodução.

Sintomas
De acordo com o urologista Rudimar Fernando dos Reis, o câncer de próstata é silencioso e não tem sintomas iniciais. Quando apresenta algum, geralmente já está avançado. Mas se vocês sentir os sinais descritos abaixo, procure o médico:

– Dificuldade para urinar, diminuição da quantidade de urina, gotejamento e interrupção do jato;
– Vontade frequente para urinar, acordando várias vezes durante a noite para ir ao banheiro;
– Sensação de que a bexiga ainda está cheia, mesmo após urinar;
– Impotência ou dificuldade para manter a ereção;
– Dor ao ejacular;
– Presença de sangue no sêmen ou na urina;

Como prevenir o câncer
PSA: o Antígeno Prostático Específico (PSA, na sigla em inglês) é uma enzima produzida na próstata. Ela serve como um marcador de alterações na próstata. No entanto, em cerca de 15% dos casos de câncer os homens têm PSA baixo, portanto, o seu resultado não é definitivo quanto ao câncer.

Toque retal: é o “exame de excelência” no que se refere à prevenção do câncer de próstata. O médico sente a consistência e o contorno da próstata. Exames como PSA, ultrassom e ressonância são somente complementares, mas não substitutos.

Estágios
As células cancerígenas podem ser restritas ou estar espalhadas.

O que é a próstata A próstata é do tamanho de uma noz e fica localizada à frente do reto, por isso o médico consegue senti-la no exame de toque.
Conteúdo exclusivo para assinantes

Para ler todas as notícias, assine agora!

Oferta especial para você ficar
bem informado SEM LIMITES

Menos de

R$ 0,35
ao dia
R$ 9,90 ao mês