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Escolas estaduais de Santa Catarina passam pela primeira avaliação institucional

Secretaria quer um diagnóstico da realidade nas unidades educacionais

Segue até domingo, 7, a avaliação institucional da rede estadual de educação. O objetivo é que pais, alunos e professores ajudem a diagnosticar a realidade das escolas.

A avaliação abrange quatro eixos: políticas pedagógicas, clima organizacional, infraestrutura e política de gestão. Com esses pontos, a Secretaria de Estado da Educação (SED) espera ter um panorama geral da educação.

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Os quatro eixos abordam questões como a organização, harmonia, resolução de conflitos, gestão, manutenção e acessibilidade nas escolas estaduais.

Professores, técnicos e gestores das escolas, alunos e pais terão 16 questões a responder. Os alunos do ensino fundamental e séries iniciais, do 1º ao 5º ano, responderão o questionário com os familiares.

As perguntas devem ser respondidas no questionário que está hospedado dentro do site da secretaria: www.sed.sc.gov.br. Na página, tem um passo a passo para quem participar. 

Os alunos devem estar com seu número de matrícula para acessar o questionário. No caso dos estudantes até o quinto ano, também é necessário o CPF do pai ou responsável cadastrado na matrícula. Professores e equipe administrativa deve informar o CPF.

Inédita
Charles Gerati, titular da Coordenadoria Regional de Educação de Brusque, tem visitado as escolas da cidade e de Guabiruba, Botuverá, São João Batista, Nova Trento, Canelinha e Major Gercino para incentivar a adesão à Avaliação Institucional.

O coordenador destaca o ineditismo da iniciativa. “É a primeira vez que tem uma avaliação deste tipo na educação”.

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O secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, diz que a avaliação é fundamental. “Isto envolve os professores e o corpo administrativo, mas também o seu entorno, com os alunos e pais. Assim, teremos conhecimento das reais necessidades de cada unidade e faremos o uso mais efetivo dos recursos públicos”.

O diretor de Políticas e Planejamento Educacional da SED, Altir Webber de Mello Neto, explica que os resultados obtidos contribuirão para incorporar o planejamento de ações, não somente das escolas, mas também da Secretaria de Estado da Educação, para a tomada de decisões nos investimentos.