Evento celebra 60 anos do Hospital Dom Joaquim e homenageia “amigos do hospital”
Pessoas que contribuíram recentemente com hospital foram homenageadas
Pessoas que contribuíram recentemente com hospital foram homenageadas
Uma cerimônia realizada na manhã deste sábado, 14, celebrou os 60 anos do Hospital e Maternidade Dom Joaquim. Autoridades marcaram presença no evento. O ato foi marcado por homenagens às pessoas que contribuíram e têm contribuído com o hospital nos últimos anos.
Houve homenagem à diretoria e funcionários do hospital, corte do bolo e entregas de comendas. O presidente do Hospital Dom Joaquim, Valdir Bernado Prim, abriu os discursos e contou a história do hospital.
Raul Civinski, administrador do hospital, destacou os 60 anos de existência, valorizando a necessidade de olhar para o passado e lembrar daqueles que começaram com a iniciativa de contribuir com a saúde local. Além disso, o administrador mencionou o desenvolvimento com o passar dos anos.
“Nos últimos anos, tivemos uma evolução muito grande, mas temos sempre que lembrar que, lá atrás, alguém começou essa tentativa de ajudar a saúde da população”, valorizou. “São 60 anos e crescendo. Temos projetos para seis meses, um ano, três anos… sempre com pé no chão para evitar ‘passos maiores que nossas pernas’, assim manter a estabilidade e ajudar a população”.
Estiveram presentes no ato o secretário de estado da Saúde, Diogo Demarchi Silva; o vice-prefeito de Brusque, André Batisti, o Deco (PL); a secretária de Saúde, Thayse Rosa; o presidente da Câmara, Jean Dalmolin (Republicanos); o prefeito de Botuverá, Alcir Merizio (MDB), e outras autoridades.
O secretário Diogo Demarchi Silva, que representou o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), no evento, falou sobre investimentos na saúde pública e disse que é “uma obrigação e não favor” entregar saúde de qualidade às pessoas.
“Estamos avançando e vamos avançar muito mais com apoio de todos e de peças importantes, como o Hospital e Maternidade Dom Joaquim. Desejo que os 60 se tornem ‘60, mais 60, mais 60’, que continuem salvando vidas e que vidas continuem nascendo aqui, sempre com a qualidade que desempenham no dia a dia”, disse.
A diretoria do hospital, junto com os representantes do empresariado Marlon Sassi e Edson Rubem Müller, entregou o certificado “Amigo do Hospital e Maternidade Dom Joaquim” a oito pessoas pelas recentes contribuições. Outros que não estiveram presentes no ato ainda receberão as homenagens. Conheça os homenageados:
Ari Vequi, ex-prefeito de Brusque; Humberto Fornari, ex-secretário de Saúde; Eduardi Pedri, assessor do deputado federal Gilson Marques (Novo-SC); Jean Dalmolin, presidente da Câmara; Thayse Rosa, secretária de Saúde; Deco Batisti, vice-prefeito de Brusque; Diogo Demarchi Silva, secretário de estado da Saúde; e Valdir Bernado Prim, presidente do hospital.
O Ambulatório Dom Joaquim surgiu em 1964, sob a presidência do padre Wandelino Waterkemper, na época vigário cooperador da Capela de Dom Joaquim. Na época, o foco era nos partos, realizados pelas freiras da Divina Providência.
Após um ano funcionando na casa das irmãs, foi inaugurada a estrutura no terreno que o hospital está até hoje, já com o nome Hospital e Maternidade Dom Joaquim.
Até 2006, quando o hospital passou por uma crise financeira, superada com apoio da paróquia e da comunidade, o atendimento era quase que exclusivo para partos e pequenos procedimentos cirúrgicos. Desde então, passou a atuar como hospital geral e o atendimento cirúrgico se consolidou.
O hospital é filantrópico, atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e também convênios, além de pacientes particulares.
Kai-Fáh: Luciano Hang foi dono de bar em Brusque, onde conheceu sua esposa: