Evento Cultural Polonês volta a ser realizado em Brusque após três anos

Festival acontece no próximo dia 20

Evento Cultural Polonês volta a ser realizado em Brusque após três anos

Festival acontece no próximo dia 20

A 13ª edição do Evento Cultural Polonês acontece no próximo dia 20, no salão paroquial da Igreja Matriz São Luis Gonzaga, no Centro de Brusque. O evento é organizado pela Fundação José Walendowsky e celebra os 153 anos da imigração polonesa no Brasil. A entrada custa R$ 10.

“Foi através de poloneses e alemães que implantaram na cidade de Brusque o primeiro movimento têxtil, que originou Brusque como o berço da fiação catarinense. Por isso, temos que cultuar. Não podemos deixar essa história morrer. Para nós, da comunidade polonesa, é um orgulho muito grande”, destaca Valdir Walendowsky, presidente da fundação.

Secretário do conselho de curadores da Fundação, Nilton Proença explica que o objetivo do evento é reverenciar a importância dos imigrantes poloneses para Brusque.

“Queremos manter viva a cultura, as tradições polonesas e honrar o legado aqui deixado pelos pioneiros, que foram fundamentais na formação da sociedade brusquense, tanto na parte econômica, quanto cultural”.

Saiba mais
– Rede de TV estatal da Polônia produz reportagem sobre a história da imigração polonesa em Brusque

Atrações

Nilton destaca que as atrações do evento são os melhores grupos folclóricos da cultura polonesa nos estados do Paraná e Santa Catarina, onde a presença dos imigrantes poloneses é mais incidente no Brasil.

“Esses que virão são grupos bem estabelecidos e com experiência. Com experiência inclusive internacional, como é o caso do Wisla, que já participou de um dos maiores festivais de folclore da cultura polonesa, na Polônia”.

O evento também vai contar com três pratos típicos da culinária polonesa: o pierogi, que será servido com 3 tipos de molhos (branco, com bacon e com carne moída), torta de papoula e panqueca doce. A comida será feita por uma equipe de cozinheiras da Sociedade Marechal Pilsudski, de Curitiba.

“O evento é aberto a todo o público. Qualquer pessoa que estiver interessada, está convidada para participar do festival”, ressalta Valdir.

Programação

Sábado, 20 de agosto
16h Missa em ação de graças
17h Início dos festejos, com serviço de bar e cozinha
19h Início das apresentações culturais (grupos folclórico Wisla, Orzel Bialy, Hercílio Malinosky, Karolinka e Orzel Orkiestra)

Postos de venda dos ingressos
Escritório da WDCom, na rua Barão de Schneeburg, 6, no Centro de Brusque;
Auto Posto Vale Europeu, na rua Blumenau, 24, no Steffen;
Auto Posto Souza Cruz, na rua Maximiliano Furbringer, 425, no Souza Cruz;
Auto Posto Opa, na rua Davi Hort, 529, no Dom Joaquim.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo