No mês de julho, tradicionalmente temos as férias escolares. Junto com elas, muitos aproveitam para tirar férias e viajar a turismo. Mesmo os que não estão de férias, tendem a ter maior disponibilidade para aproveitar uma programação diferente. O costume que trazemos da tenra infância – quando frequentávamos os bancos escolares – parece que já está impregnado e se estende ao longo da vida. A região Turística do Vale Europeu oferece uma série de boas opções de lazer, gastronomia, cultura e integração durante o inverno, tais como a Festa de São Cristóvão, o Festival de Botecos, o Festival Gastronômico, o Balneário Saboroso, a Festitália e o Festival de Inverno, além de inúmeras festas juninas e festas do colono e da colheita.
Festa dos Motoristas: entre 31 de julho a 02 de agosto, acontece a tradicionalíssima Festa de São Cristóvão no Bairro Aymoré, Guabiruba, em devoção e agradecimento ao santo padroeiro dos motoristas. A festa nasceu na década de 1960, quando também foi realizada a primeira procissão de veículos em honra ao padroeiro. No último dia da festa ocorre a tradicional procissão de veículos, com benção dos veículos e motoristas.
Festival de Botecos do Alto Vale: entre os dias 9 a 11 de julho, a 1ª edição do festival reuniu em Rio do Sul donos de botecos e rodas de amigos. A alimentação foi inspirada em clássicas comidinhas de bares, como bolinhos de carne e hambúrgueres, regadas a uma boa cerveja. Nos três dias desta primeira edição do evento, o festival reuniu 10 expositores, seis marcas de cervejas artesanais e inúmeros participantes, com sucesso de público.
Festival Gastronômico de Pomerode: entre os dias 8 e 19 de julho, a 11ª edição do festival conseguiu atrair cerca de 15 mil pessoas nos cinco primeiros dias do evento. Com a proposta de comida típica alemã e cervejas artesanais, os pratos com linguiça Blumenau — ingrediente especial desta edição – estão fazendo sucesso entre moradores da região e turistas.
Balneário Saboroso: de 09 a 26 de julho, Balneário Camboriú promove a 6ª edição do festival gastronômico que ano após ano tem quebrado recorde de público. Esta edição envolve 35 restaurantes que oferecem um menu especial vendido a preço único, oportunidade para se provar diferentes tipos de gastronomia a preço acessível.
Festitália: de 10 a 19 de julho Blumenau promove a 22ª edição da maior festa italiana do estado. Organizada pelo Lira Circolo Italiano di Blumenau, a festa vem resgatar, manter e incentivar a cultura italiana e o amor pela Itália.
Festival de Inverno: de 16 a 26 de julho, Brusque promete momentos de muita emoção na 7ª edição do festival. Com mais de 190 artistas envolvidos em 80 atrações e programação totalmente gratuita, o evento reúne atrações para toda a família, como shows, oficinas e espetáculos teatrais. O Festival de Inverno representa uma oportunidade para que novos talentos sejam descobertos e permite o intercâmbio entre os artistas, une gerações e oferece momentos de lazer a população.
Nosso povo gosta de uma boa festa, basta verificar o sucesso de público que se registra nos eventos. Como demonstrado pelos exemplos acima, vários municípios próximos a Brusque realizam animadas festas para celebrar sua cultura, gastronomia e produção local, aproveitando a movimentação turística do inverno. Além dos moradores locais, essas celebrações costumam atrair visitantes das cidades vizinhas, turistas e movimentam a economia. É um ganha-ganha. Para fechar a semana, fica aqui o desafio: que tal Botuverá se inserir no circuito das Festas de Inverno do Vale Europeu? Minha sugestão: um “Festival de Polenta de Bergamo”…