Calor marcando presença, parece que veio para ficar. Nada de novidade para essa época do ano. Junto com ele, muitas festinhas de encerramento, amigo secreto, cervejinha após trabalho… e por aí vai. A gente gosta desses mimos de comes e bebes não é mesmo? Hoje vou deixar aqui para vocês várias receitinhas para ajudar a pegar mais leve entre uma festa e outra e até durante a festa. Inclusive vou começar com essa opção. Junto com a carne faça (ou peça para fazerem) uns legumes grelhados! Juro, são de lamber os dedos.

* corte fatias grossas de abobrinha e berinjela;

* corte floretes grandes de brócolis e couve-flor;

* retire o ácido, que dá sabor amargo à berinjela, colocando sal sobre as rodelas e deixando descansar por 30min, depois lave e seque as berinjelas;

* junte todos os legumes em um bowl, regue com azeite de oliva extra virgem e tempere com orégano, sal e louro em pó;

* leve para assar em churrasqueira – sirva quente!

 

Bom, e no dia seguinte, no almoço? O que fazer? Que tal um pepino bem refrescante? Pode ser acompanhado de bastões de cenoura (nada de tungar em maioneses) Veja como é fácil e é ótimo para se ter na geladeira prontinho:

* 1/2 cebola de cabeça cortada em brunoise;

* 1 pepino japonês finamente fatiado;

* 50ml azeite de oliva;

* 10ml sumo de limão e sal bem pouco!

Se você for como eu, vai preferir alguma preparação quente para o almoço, mesmo no auto verão gosto de almoçar uma refeição, mesmo que leve, mas quente e salgadinha. Uma opção que adoro e é muito saborosa e sem carboidrato são as abobrinhas verdes recheadas (sem queijo hein…)

* 1 abobrinha cortada em 2 ou 3 pedaços, conforme o tamanho dela; cavocar seu interior com uma colher pequena e retirar a polpa, tomando cuidado para deixar o fundo grossinho e deixar bordas (fazer um copinho). Depois, salpicar sal, colocar um fio de azeite, levar ao forno pré-aquecido em 180° por 15min aprox.

* 1 xícara de recheio de carne moída refogada com cebola, alho e cebolinha verde;

* rechear as abobrinhas assadas, colocar farofinha de cobertura (farinha de mandioca com um pouco de azeite de oliva) e levar de volta ao forno por mais 15min.

* Pode ser usado refogado de frango ou de camarão.

E quando bater aquela vontade de comer um doce? Ahh tenho certeza que esse creme gelado vai ser perfeito! A porção é grande, então da para dividir com amigos do trabalho ou com a família.

* 2 bananas maduras congeladas;

* 1 maçã doce e madura;

* 1 colher de café de mel;

* 2 pedras de gelo;

Bater tudo junto em processador ou liquidificador; salpicar c chia e comer c pedacinhos de nozes! Dica: quando a banana estiver bem madura na sua casa e você percebe q não vai dar conta de terminar antes q ela estrague: congele!!!

Mesmo comendo mais saudável a comida tem que ser gostosa né. Vamos chegar no Natal em equilíbrio com os mimos gastronômicos e a saúde!

 


Michelle Kormann da Silva
– gastrônoma