Finalistas do futsal de Guabiruba fazem duelos de equilíbrio e ataques afiados neste sábado
Times que disputam o título masculino e feminino têm média superior a cinco gols por jogo
Times que disputam o título masculino e feminino têm média superior a cinco gols por jogo
O Campeonato de Futsal de Guabiruba termina na noite deste sábado, 24, no ginásio João Schaefer, com as grandes finais. Fênix e Tor Futsal decidem o título feminino às 19h, e a partir das 20h a bola rola para Olaria e Atlético Tarumã, encerrando o torneio masculino.
Chegam às finais os líderes de seus grupos na primeira fase. O Olaria, atual campeão no masculino, foi o único time que perdeu uma partida, 5 a 2 diante do Cruzeiro. Atlético Tarumã, Fênix e Tor Futsal A chegam com 100% de aproveitamento.
Os números deixam claras as forças de cada equipe. Tor Futsal A e Atlético Tarumã têm sete gols marcados por jogo; o Olaria tem seis, e o Fênix tem média de 5,29 gols por partida.
O Olaria defende o título conquistado em 2023, tentando repetir o bicampeonato de 1990-1991. Massagista e diretor do Olaria, André Luiz Westarb destaca a proximidade entre e o nível de conhecimento que as duas equipes têm sobre o adversário desta final.
“A expectativa é de um grande jogo, com duas grandes equipes em quadra. Vai ser um jogo muito disputado, conhecemos o adversário assim como o adversário nos conhece, tanto que alguns atletas jogam conosco no municipal de campo. Confiamos no elenco e esperamos sair com o título pelo segundo ano consecutivo”.
O goleiro Jelson Debatin atua pelo Olaria no futebol de campo, mas é Atlético Tarumã no Futsal. “O time do Olaria mostrou no campeonato que tem todas as condições de ser campeão. O nosso também vem de uma campanha muito boa, os números são bem parecidos. Até pela dimensão da quadra, vai sair vitorioso o time que errar menos. Acredito que vai ser nos detalhes”, comenta.
No campeonato feminino, o Fênix busca seu nono título, enquanto o Tor Futsal quer conquistar o troféu após os bicampeonatos de 2018-2019.
No Fênix, Jéssica Bretzke, a Pepe, reforça a confiança em busca de mais um título. “A equipe chega bem para essa final. Estamos invictos no campeonato e confiantes. Sabemos que a outra equipe é muito forte e qualificada, e que também está invicta. Mas estamos unidos e focados no objetivo de voltarmos a ser campeãs”.
Do outro lado, Carolaine Tormena, do Tor Futsal, tem o mesmo discurso. “Fizemos uma boa campanha na fase de grupos, classificamos em primeiro e ganhamos todos os jogos até então, assim como o nosso adversário. Por isso a expectativa dessa final é de uma partida difícil e bem disputada. Acredito no potencial no nosso time, faremos o possível para sairmos campeãs”.
Antes das duas finais, às 18h, o D&S enfrenta o atual campeão, Boos Futsal, na disputa do terceiro lugar feminino.
18h – D&S x Boos (decisão de terceiro lugar)
19h – Tor Futsal A x Fênix
20h – Atlético Tarumã x Olaria
Em itálico: campeonato feminino
Fênix
7 jogos
7 vitórias
37 gols marcados
8 gols sofridos
Tor Futsal A
7 jogos
7 vitórias
49 gols marcados
9 gols sofridos
Atlético Tarumã
7 jogos
7 vitórias
49 gols marcados
8 gols sofridos
Olaria
7 jogos
6 vitórias
1 derrota
42 gols marcados
9 gols sofridos
Bar da Toca, no subsolo de restaurante, foi curioso point em Brusque no século 20: