Fortes chuvas deixam nove pessoas desabrigadas em Brusque

Defesa Civil atendeu três ocorrências

Fortes chuvas deixam nove pessoas desabrigadas em Brusque

Defesa Civil atendeu três ocorrências

As fortes chuvas da segunda-feira, 17, deixaram nove pessoas desabrigadas em Brusque. A Defesa Civil registrou até a manhã desta terça-feira, 18, três ocorrências. O volume acumulado de chuva ultrapassou os 50 mm em alguns pontos da cidade, principalmente na região central.

O principal incidente registrado foi o colapso parcial do assoalho do segundo piso de uma residência no bairro Planalto, o que exigiu a interdição temporária do imóvel.

Como medida de apoio, a Arena Brusque foi aberta para abrigar nove pessoas, enquanto outras seis ficaram desalojadas e buscaram refúgio na casa de familiares ou amigos.

Destelhamentos

Além disso, ainda foram registrados um destelhamento no bairro São Luiz e um alagamento no bairro Limeira. A Defesa Civil monitorou o nível dos rios ao longo da noite.

Em Brusque, o nível do rio está em 2,77 metros e continua subindo lentamente devido ao escoamento das águas provenientes de outras cidades.

Em Vidal Ramos, o rio atingiu 2,85 metros na noite de segunda-feira e recuou para 2,28 metros na manhã desta terça. Em Botuverá, o nível chegou a 2,32 metros e baixou para 2,02 metros. Já em Guabiruba, o pico foi de 1,79 metro, reduzindo para 84 centímetros.

Defesa Civil de Brusque/Divulgação
Defesa Civil de Brusque/Divulgação
Defesa Civil de Brusque/Divulgação
Defesa Civil de Brusque/Divulgação

Frente fria

Para esta terça-feira, 18, a frente fria que passa por Santa Catarina segue mantendo as instabilidades, com chuvas e temporais a qualquer momento. O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas a alagamentos, enxurradas, quedas de galhos e árvores e destelhamentos. No momento, Brusque segue em alerta laranja no mapa, indicando estado de atenção.

A orientação geral é que todos acompanhem as atualizações pelos canais oficiais da Prefeitura de Brusque e Defesa Civil, e permaneçam atentos para agir rapidamente. Qualquer emergência, deve-se acionar a Defesa Civil pelo telefone 199, ou então, o Corpo de Bombeiros, no 193.

Leia também:

1. Brusquense que busca dar a volta ao mundo chega a 50 países visitados
2. Moradores terão que pagar para adequar calçadas irregulares em Brusque, e prefeitura dará asfalto novo em contrapartida
3. Após quatro décadas, padre Adilson José Colombi publica sua última coluna no jornal O Município
4. Inspetoria do Crea realizou mais de 2 mil fiscalizações em Brusque em 2024
5. Rodolfo Potiguar chega à marca de 250 jogos pelo Brusque


Assista agora mesmo!

Bar da Toca, no subsolo de restaurante, foi curioso point em Brusque no século 20:


Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo