GALERIA – Como foi a celebração do Natal na Paróquia São Luís Gonzaga
Missa do dia 24 de dezembro, na igreja Matriz, foi presidida pelo pároco, padre Diomar Romaniv
Missa do dia 24 de dezembro, na igreja Matriz, foi presidida pelo pároco, padre Diomar Romaniv
Na noite de 24 de dezembro a Paróquia São Luís Gonzaga celebrou o Natal com a missa presidida pelo pároco padre, Diomar Romaniv, na igreja Matriz. A celebração contou com vários momentos especiais como o acender da vela do Jubileu da Esperança, que marca a abertura do Ano Santo, e a acolhida do menino Jesus, com oferta de flores. E ao fim da celebração, as crianças foram até o presépio e em um só coro toda a igreja cantou “Noite feliz”.
“O santo Natal é reviver o mistério do nascimento de Jesus. Um Deus que está entre nós, que faz a mesma experiência de ser humano e nessa presença nos dá a salvação, o amor, a paz e a alegria. Nossa tarefa como cristãos, nesta noite, é acolher o menino que nasce entre nós e deixar com que Ele cresça em nossa vida para que as graças que oferece possam tocar e transformar a nossa existência”, falou o pároco, padre Diomar Romaniv.
Ele ainda nos lembra que junto com o Natal, a Igreja de todo o mundo celebra o início do Ano Santo, que tem como lema “Peregrinos de esperança”. “Na história da Salvação Deus nos falou de muitos modos, sempre anunciando e reavivando a esperança. E em Jesus ela se realiza trazendo paz, alegria e salvação, com a santidade e o caminho até o céu. E depois de ver e adorar o menino Deus, nós somos convidados também a sair pelo mundo como mensageiros e testemunhas da esperança. Esse é o nosso compromisso depois de celebrarmos o santo Natal e assim vivermos esse Ano Santo que a Igreja nos oferece”, completou.
Durante a homilia, padre Diomar lembrou que a liturgia da missa mostra que o povo andava nas trevas até brilhar a luz da esperança da salvação que é o menino Jesus.
“O simbolismo da celebração de hoje nos mostra o mundo sem luz, marcado pela escuridão que faz perder o caminho da vida. E para quem vive nas trevas um flash de luz é um sinal de esperança. O mundo vive mais ou menos essa realidade de escuridão e hoje nós vemos essa luz brilhando em meio a escuridão, para nos dizer que é por aqui a direção que nos dá segurança e serenidade. E esse anúncio é dito na Palavra de Deus, através do anjo, ‘eu vos anuncio uma grande alegria, nasceu para vós o salvador”, ressaltou o pároco.
Padre Diomar destaca que a celebração do Natal é a manifestação da graça de Deus, que nos traz a salvação. “E tudo isso representado em uma criança que nasce entre nós, que é Jesus, a luz do mundo, o príncipe da paz, a alegria verdadeira porque traz vida em abundância. Ele nos ensina a abandonar a impiedade e as paixões mundanas para viver no mundo com equilíbrio, justiça e paz”, finalizou.