Grêmios estudantis contribuem para melhoria das escolas em Brusque
Nove escolas públicas do município contam com a agremiação que representa os alunos
Nove escolas públicas do município contam com a agremiação que representa os alunos
Contando a rede municipal e estadual de ensino de Brusque, o município tem nove grêmios estudantis formados nas escolas. A agremiação é uma organização sem fins lucrativos que representa o interesse dos estudantes e tem a responsabilidade de desenvolver atividades culturais, esportivas, sociais e de cidadania na escola.
A Escola de Educação Fundamental Rotary Clube Companheiro Ayres Gevaerd, na localidade de Volta Grande, é a única instituição da rede municipal de ensino que conta com um grêmio. A organização foi constituída na escola no ano passado após a direção lançar a ideia. “A coordenação da escola sugeriu e nos interessamos”, diz a presidente do grêmio, Bianca de Souza, 14 anos, estudante do 9º ano.
Foram três chapas inscritas para concorrer a primeira eleição do grêmio estudantil na escola. A chapa eleita é formada por cinco estudantes. “Fizemos campanha e os professores, funcionários e alunos do 5º ao 9º ano votaram. A nossa chapa foi a vencedora com 86 votos. Nunca imaginávamos que iriamos ganhar. No começo, tínhamos menos chance, mas nos esforçamos, falamos o que pensávamos, distribuímos cartazes pela escola e conseguimos vencer”, comemora.
O grêmio estudantil da Ayres Gevaerd começou a atuar efetivamente no início deste ano letivo e as integrantes da agremiação – todas meninas – já tem muitos planos para melhorias na escola. “Estamos trabalhando em campanhas contra a dengue com palestras na escola e também incentivando os alunos a realizarem ações contra o mosquito dentro de sua casa. Também sugerimos as trocas das cortinas nas salas de aula, o que já foi feito, e queremos a instalação de um novo bebedouro”, destaca a vice-presidente, Alana Stheffany Souza da Silva, 14 anos.
O diretor da escola, Celerino Rauber, afirma que o grêmio estudantil da escola é bem atuante e que as integrantes estão se esforçando ao máximo para garantir uma escola com mais qualidade. “Este é o primeiro grêmio da nossa escola, então elas estão conhecendo o caminho, desbravando. Elas sempre vem para a escola no contraturno para poder resolver as questões do grêmio e todas as propostas precisam ser aprovadas pela direção antes de serem colocadas em prática”.
Para ele, o grêmio estudantil faz parte da ideia de educação democrática. “O principal objetivo do grêmio é representar os direitos dos estudantes. O nosso estatuto do grêmio está em processo de elaboração, queremos fazer tudo certinho para que essa iniciativa tenha continuidade”.
O diretor também destaca que o tempo que os estudantes passam na escola é fundamental para a vida. “A escola é um lugar de passagem dos alunos, eles ficam dez anos aqui, então este tempo tem que ser significativo. Eles precisam sair preparados para enfrentar a vida adulta e uma participação no grêmio é importante para a vida”.
Rauber ressalta ainda que com o grêmio estudantil, a escola ajuda na formação de líderes. “Precisamos de novo líderes, de pessoas com iniciativa, de empreendedores, pessoas que enxergam com responsabilidade social e o grêmio é um importante instrumento para isso. Elas estão aproveitando a oportunidade que tiveram e saindo na frente”.
Grêmio auxilia na reestruturação da biblioteca
O grêmio estudantil na Escola de Educação Básica Osvaldo Reis, no bairro Santa Rita, também é recente. A eleição da atual diretoria formada por cinco estudantes do ensino médio ocorreu no fim do ano passado e os representantes da agremiação já trabalham para pôr em prática as propostas para melhoria da escola.
“Vimos a necessidade de integrantes mais assíduos para representar os alunos e decidimos formar a nossa chapa”, diz a presidente, Jamylle Souza.
Segundo ela, o grêmio da escola pretende atuar em questões básicas, mas necessárias dentro da instituição. “Pensamos em propostas de base simples, e que a estrutura da escola possa suportar”.
O projeto principal do grêmio da escola Osvaldo Reis é a reativação da biblioteca da instituição. “Não temos biblioteca na escola, o que temos é uma sala onde ficam guardados os livros. Começamos na semana passada a reestruturação. Todos os integrantes do grêmio vem no contraturno para organizar a sala e deixar ela apresentável para os alunos”, destaca Jamylle.
Além disso, o grêmio pretende organizar feiras de ciências e cultural; eleição de líderes e vices das turmas; realizar campanhas do agasalho, implementar o jornal da escola, e também organizar eventos em datas comemorativas e firmar parcerias para palestras.
A assistente de direção, Débora Simone da Rosa, afirma que o grêmio estudantil é fundamental para a integração dos alunos e da escola. “Os integrantes do grêmio e a direção estão trabalhando em sintonia, isso é muito importante. Eles são muito motivados, perseverantes, querem fazer um trabalho bonito. Com certeza, teremos bons resultados ao longo do ano”.
Além da escola Osvaldo Reis, também contam com grêmio estudantil as escolas Francisco Araújo Brusque, Feliciano Pires, Dom João Becker, João XXIII, Governador Ivo Silveira, Monsenhor Gregório Locks e Yvonne Olinger Appel.
Membros do grêmio da escola Ayres Gevaerd
Membros do grêmio da escola Osvaldo Reis