Grupo Escoteiro de Brusque planeja atividades dinâmicas para 2017

O GEB atualmente conta com a participação de mais de 120 crianças

Grupo Escoteiro de Brusque planeja atividades dinâmicas para 2017

O GEB atualmente conta com a participação de mais de 120 crianças

O Grupo Escoteiro Brusque (GEB), que conta hoje com 120 crianças, tem uma série de atividades programadas para este ano. Em 2017, o tema é “Escotismo e Desenvolvimento Sustentável”. O objetivo do grupo é incentivar os jovens a assumirem seu próprio desenvolvimento e a se envolverem com a comunidade.

A entidade acredita que, por meio da proatividade e da preocupação com o próximo e com o meio ambiente, pode-se formar jovens engajados em construir um mundo melhor, mais justo e mais fraterno. O programa educativo trabalha todas as áreas de desenvolvimento (físico, intelectual, social, afetivo, espiritual e de caráter) com base nas características individuais de cada fase.

A diretora presidente do GEB, Elaine Baron, diz que as atividades são realizadas aos sábados, das 14h às 17h30, e são separadas por ramos. No ramo Lobo (de 6,5 a 10 anos), os desafios são realizados ao ar livre e as crianças prestam serviços ao próximo, fazem jogos democráticos para tomarem decisões, cantam, dançam e interpretam.

No ramo Escoteiro (de 11 a 14 anos), o programa educativo visa aumentar os conhecimentos e sua autoconfiança. O jovem aprende a conviver em equipe, a respeitar a natureza e muitas outras coisas necessárias a essa faixa de idade.

Já no ramo Sênior (14 a 17 anos), os escoteiros são organizados em equipes denominadas patrulhas, que tem o objetivo se ajudarem mutuamente a superar os desafios de trabalhar em grupo, superar seus limites, criar identidade pessoal e descobrir seu papel na sociedade.

Estes objetivos são atingidos com atividade ao ar livre, em acampamentos, jogos em equipe, rapel, caminhadas, atividades aquáticas, entre outros.

GEB/Divulgação

Também tem o Clã Pioneiro (de 18 a 21 anos incompletos). O programa dessa faixa etária busca aumentar a integração do jovem ao mundo, voltando-se à comunidade e ao exercício da cidadania com base nos valores da Promessa e da Lei Escoteira, em que o lema do pioneiro é “servir”.

Conforme Elaine, diante deste ideais, o GEB realiza suas atividades. No dia 2 de abril, por exemplo, haverá a participação em uma missa especial na matriz, passeio ciclístico do Sesc em maio, caminhada ecológica, e a Educação Escoteira – atividade realizada em uma escola de Brusque.

Além disso, o grupo participará de desfiles no município e fará uma campanha especial para participação no Acampamento Regional de Santa Catarina (Arsc), onde estarão acampados durante quatro dias mais de 3 mil juvenis de 7 a 21 anos.


Encontro
Na tarde de sábado, 4, foi realizado o primeiro encontro na sede do Grupo Escoteiro Brusque, que marcou o inicio de atividades de 2017. Na ocasião, foram dadas as boas-vindas aos membros juvenis e adultos e realizada a recepção dos futuros novos membros.

A tarde foi marcada por diversas atividades como parede de escalada, pioneiras (estruturas construídas geralmente de bambu), escorregador de sabão, entre outros.


Escoteiros
O Grupo Escoteiro Brusque foi fundado em 29 de outubro de 1961. Neste ano completa 56 anos de atividades no município. Hoje são 120 crianças, entre 6,5 a 21 anos e mais 40 adultos voluntários.

O Movimento Escoteiro foi fundado em 1907 pelo ex-general Robert Baden-Powell (B-P), e hoje conta com mais de 40 milhões de membros no mundo, sendo considerado o maior movimento de juventude. No Brasil, são mais de 80 mil escoteiros em 607 cidades que reúnem 1.265 grupos de escoteiros.


Como participar
Para se juntar ao Movimento Escoteiro como jovem é preciso ter entre 6,5 e 21 anos. Informações no 991-313-734.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio