Guabiruba abre mais de 500 novas vagas de emprego nos primeiros meses de 2021
Índice de empregabilidade no município é positivo, após centenas de demissões em 2020
Índice de empregabilidade no município é positivo, após centenas de demissões em 2020
Os quatro primeiros meses de 2021 mostraram uma recuperação nos índices de emprego de Guabiruba, em comparação com 2020, ano em que a pandemia de Covid-19 causou demissões no município. Segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) o saldo de janeiro a abril deste ano é positivo no município.
Entre os meses de janeiro, fevereiro, março e abril de 2021, 1.558 pessoas foram empregadas e 1.049 desempregadas. Isso resulta em um saldo positivo de 509 novas contratações.
Os números surpreenderam até mesmo o prefeito Valmir Zirke. Ele mencionou que esse resultado demonstra que a economia da cidade está girando e crescendo, mesmo que a pandemia não dê sinais de que está arrefecendo.
Até o momento, o mês que apresentou o melhor resultado foi janeiro. No primeiro mês de 2021 o saldo positivo foi de 203 pessoas contratadas. Já o mês de abril traz o pior resultado do período analisado. Apesar de positivo, o saldo de contratações é de apenas 13 vagas criadas.
Embora os números sejam positivos, somente em março não houve registro de queda de emprego em algum dos setores (agropecuária, comércio, construção, indústria e serviços). Nos outros três meses, pelo menos uma das áreas apresentou saldo negativo.
Em janeiro foi registrada queda no setor de comércio. No mês de fevereiro, tanto o comércio quanto a construção apresentaram números negativos no Caged. Já em abril foram os setores da indústria e de serviços que apresentaram saldo negativo.
Essas variações, para Zirke, são compreensíveis. Ele afirma que um dos principais motivos é a falta de matéria prima. Conforme o prefeito, até mesmo o governo tem enfrentado dificuldade na compra de aço para obras. Aplicado à iniciativa privada, esse cenário eventualmente pode ocasionar dispensa de empregados.
O resultado destes primeiros quatro meses é bem diferente do que foi registrado no mesmo período em 2020. Marcado pela chegada da pandemia, o começo do ano passado teve um saldo de -599 empregos.
O setor que mais foi afetado nesse mesmo período do ano passado foi o da indústria. Conforme os dados apresentados pelo Caged, o setor foi responsável pelo fechamento de 501 postos de trabalho em Guabiruba, número que chama atenção quando comparado com a quantidade de contratações da indústria em 2021.
Até o momento, este foi o setor responsável pelo maior número de empregos gerados. Em quatro meses 1.261 pessoas foram contratadas para atuar na área.
Essa diferença é reflexo, segundo Valmir Zirke, do fechamento e da abertura do setor econômico do estado de São Paulo, que é a origem principal do consumo das mercadorias produzidas em Guabiruba.