Guabiruba propõe criação de labirinto formado por árvores no parque municipal
Plantas foram recebidas de presente em alusão ao aniversário 60 anos do município, realizado em 2022
Plantas foram recebidas de presente em alusão ao aniversário 60 anos do município, realizado em 2022
Para homenagear os 60 anos de Guabiruba, realizados em 2022, a cidade alemã Karlsdorf-Neuthard, presenteou o município com o valor equivalente a mil mudas de árvores para o plantio no Parque Municipal Érico Vicentini. Entretanto, a Secretaria de Planejamento Urbano e Infraestrutura apresentou um projeto para criar um labirinto com uma quantia das plantas recebidas.
O trajeto do labirinto mostraria parte da história e cultura de Guabiruba. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, já foram adquiridas e plantadas 150 árvores de ipê amarelo em redor do Parque, contornando o cerceamento instalado, de modo a embelezar a paisagem. As outras, serão utilizadas na montagem do labirinto.
De acordo com Ariana Puhler, Diretora de Projetos da Secretaria de Planejamento, “O trajeto do labirinto é repleto de conhecimentos e curiosidades da cidade, com plaquinhas educativas no caminho e, na parte central, uma estátua do Pelznickel, da qual oferece a oportunidade para que visitantes possam ter mais alguma vivência com o personagem durante todo o ano”. Seu tamanho terá em torno de 50 metros de diâmetro, e o início do projeto está previsto para o primeiro semestre de 2024.
A proposta possui 11 pontos de informações escritas e curiosidades que o visitante encontrará durante o percurso, traduzidas em três idiomas (português, inglês e alemão). A ideia abrange o conhecimento em relação à cidade ao mesmo tempo em que poderá se divertir em desvendar o caminho até o centro.
Para o prefeito Valmir Zirke, é um projeto importante do ponto de vista cultural, pois “ressalta o compromisso em manter os laços entre as cidades, suas histórias e também mostra um pouco mais sobre nossa cultura para o visitante”. Zirke ainda reforça que este é “um presente para cada cidadão e cada visitante que vem conhecer Guabiruba“, finaliza o prefeito.
Coral Giuseppe Verdì, o único bergamasco do mundo, mantém viva tradição da música em Botuverá: