Quando chamávamos a Série B de 2021 de “a maior” ou “a mais pesada” de todos os tempos, talvez não esperávamos que Bahia, Grêmio e Sport caíssem da Série A em um ano no qual Vasco e Cruzeiro fracassariam ao tentar o retorno à elite. Em 2022, a segunda divisão nacional segue com clubes enormes do futebol nacional.
Vasco, Cruzeiro, Grêmio, Bahia, Guarani e Sport acumulam 14 títulos do Campeonato Brasleiro. Cruzeiro, Grêmio, Criciúma, Vasco e Sport têm 14 títulos da Copa do Brasil somados. Fora os títulos continentais de Grêmio, Cruzeiro, Vasco e Chapecoense. E mais o fato de que todos os 17 clubes têm, pelo menos, algum título nacional. As exceções são os tradicionalíssimos CRB e Ponte Preta, além do estreante Novorizontino.
Depois que Cruzeiro e Vasco não conseguiram subir em 2021, está mais claro que a briga pelo acesso está em aberto. A dupla alagoana formada por CRB e CSA bateu na trave no ano passado. Neste ano, o Cruzeiro vem renovado, o Vasco tenta de tudo para não repetir o vexame, e certamente o Grêmio é favorito a uma das quatro vagas. Bahia, Sport e Guarani são clubes importantíssimos do futebol brasileiro, que tem torcidas pouco satisfeitas em verem seus times fora da elite.
Entre os 20 clubes, alguns ainda brigam pelo título estadual, como CRB e Náutico. Apenas Brusque e Grêmio conquistaram os títulos em seus respectivos estados até agora. O Criciúma é a grande incógnita, já que disputou apenas duas partidas no ano e vai conciliar a Série B do Brasileiro com a segunda divisão estadual.
Com tudo isto levado em conta, O Município apresenta o Guia da Série B, com informações sobre como vêm cada uma das 20 equipes participantes. Para navegar, utilize o menu superior. Se você acessou por links alternativos e o menu não aparece, vá ao final desta página e clique em “exibir versão não-AMP”. As ilustrações dos mascotes são de Ed Carlos Santana.
Quem chegou vindo de cima
Grêmio
Bahia
Sport
Chapecoense
Quem chegou vindo de baixo
Ituano
Tombense
Novorizontino
Criciúma
Geografia da Série B
Brusque não será a cidade com menor população a ter um clube participante na Série B de 2021. Diferente de 2021, este rótulo está com Tombos (MG). O lar do Tombense tem população estimada em pouco menos de 8 mil habitantes (IBGE/2021).
Há total equilíbrio entre capitais e interior: são 10 clubes de oito capitais (Belo Horizonte, Goiânia, Maceió, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Luís). Diferente de 2021, o interior está um pouco mais presente, com 10 clubes nos municípios de Brusque, Campinas (SP), Chapecó, Criciúma, Itu (SP), Londrina (PR), Novo Horizonte (SP), Ponta Grossa (PR) e Tombos (MG).
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: