Hexagonal do Catarinense valerá vaga na Série D

FCF confirma que segundo representante catarinense sairá da disputa entre os clubes que ficaram fora do quadrangular

Hexagonal do Catarinense valerá vaga na Série D

FCF confirma que segundo representante catarinense sairá da disputa entre os clubes que ficaram fora do quadrangular

A Federação Catarinense de Futebol (FCF) confirmou, através de seu site oficial, que o hexagonal final do Campeonato Estadual dará uma vaga direta à Série do D do Campeonato Brasileiro deste ano. A hipótese já havia sido ventilada pela entidade desde o início da disputa da fase final do Estadual.

A FCF chegou a fazer uma consulta à CBF para oficializar a decisão. A resposta veio nesta terça-feira, 25 de março. Segundo ofício encaminhado pelo diretor geral de competições da confederação brasileira, Virgílio Elísio, “prevalece a cronologia das chamadas.

Assim, na primeira delas, correspondente à vaga da Copa SC, o clube identificado é o Metropolitano’. Segundo ele, ‘por consequência, o time de Blumenau fica excluído da segunda, que deve ser feita a partir da classificação do Campeonato Estadual de 2014″.

Imbróglio

A decisão, no entanto, é contrária ao regulamento geral de competições da própria FCF, que garantia, neste caso, a vaga ao Guarani de Palhoça. O time terminou como terceiro colocado da Copa SC, atrás do Joinville, campeão, e do Metropolitano, vice, e foi o principal prejudicado com a mudança.

De acordo com o artigo 10 do regulamento, ‘caso a associação campeã já fosse integrante de um dos campeonatos nacionais ou conquistasse a primeira vaga através do Campeonato Catarinense, a segunda seria do clube que obtivesse a melhor colocação nesta competição (Copa SC).

Com a mudança, o Marcílio Dias, líder do hexagonal, passa a ser o principal beneficiado. Atualmente, além da vaga no Campeonato Brasileiro da Série D, o time de Itajaí também garantiria participação na Copa do Brasil de 2015.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio