Um espaço cultural recém-inaugurado em Brusque traz no mês de março diversas atividades para quem deseja apreciar e aprender sobre vídeo, cinema e sociologia. Trata-se do Guilda Coworking, uma iniciativa particular, portanto, regada a muito suor e coragem, do ilustrador Leandro Cogo Bolsan. Na gerência do local ainda estão Guilherme Muller e Giovana Busch, promovendo eventos e fazendo acontecer num casarão que abre suas portas a quem desejar um espaço de trabalho, no estilo coworking (numa tradução livre: cotrabalho, ou seja, um modelo de compartilhamento de espaço e recursos de escritório).

Pipoca

O projeto “Cineclube Aura” do Coletivo Hiato, em parceria com o curso de Publicidade e Propaganda da UNIFEBE, promove sessões de filmes, buscando mostrar os autores por detrás de suas obras, que sacrificam sua parcela comercial e de sucesso no mercado audiovisual em nome de uma arte. Em março ocorrem três sessões, nas quintas-feiras às 20 horas, abertas ao público gratuitamente. No dia 1º, o filme exibido será o documentário “Que Bom Te Ver Viva”, de Lúcia Murat (1989). No dia 8 é a vez de “Amarelo Manga”, ficção de Cláudio Assis (2003) e, no dia 15, será “Estamira”, documentário de Marcos Prado (2006).

Vídeo

Iniciando no dia 6 e com cinco encontros em que serão apresentados conteúdos e etapas de trabalho de uma produção em vídeo, acontece o curso intensivão de Edição de Vídeo em Adobe Premiere. A organização é do filmmaker Carlos Alexandre Martins, da Griô Filmes. O curso habilita dar início aos seus primeiros projetos em audiovisual, e também esclarece ideias sobre o mercado freelancer, unindo a teoria e estudos de temas como composição de cor, cortes, efeitos de transição, edição de áudio e trilha, etc. As aulas ocorrem nas terças das 18:30 às 21:30h.

Cinema

Nas segundas-feiras de março até meados de julho, o curso de Cinema ministrado pelo cineasta Ricardo Weschenfelder visa articular conteúdos teóricos sobre a história, a linguagem e a narrativa cinematográfica com a prática de roteiro, gravação e edição em cinema (vídeos e curta-metragens). Na ementa estão conteúdos como Gravação e edição em audiovisual, História do Cinema e do Audiovisual: do Cinematógrafo ao YouTube, Escrita e formatação de roteiros para cinema, Cinema Moderno, Roteiro cinematográfico e Pré-produção, gravação e edição de um curta-metragem feito pelos alunos.

Pensamento

Também no primeiro semestre, com encontros quinzenais aos domingos, Rafael Zen propõe a desmistificação dos estudos sociais, debatendo alguns dos conceitos mais urgentes para se entender o momento contemporâneo. Entre questões dos campos da sociologia, filosofia, estética e política, cada aula irá propor reflexões sobre os modos de existir e conviver, traçando paralelos com o mundo das artes e da cultura. O curso Café com Texto: Pensadores Contemporâneos Para Entender a Sociologia da Cultura, traz autores importantes para o centro da roda, como Michael Foucault, Judith Butler, Guy Debord e Marcia Tiburi, além de um café com bolo especial, no estilo “casa de mãe”.

Lugar

O Guilda Coworking fica na Rua Sete de Setembro, 483, bairro Santa Rita. Mais informações na página do Facebook ou pelo telefone (47) 3308-2590.

 


Lieza Neves
– atriz, escritora, produtora cultural

Um espaço cultural recém-inaugurado em Brusque traz no mês de março diversas atividades para quem deseja apreciar e aprender sobre vídeo, cinema e sociologia. Trata-se do Guilda Coworking, uma iniciativa
Conteúdo exclusivo para assinantes

Para ler todas as notícias, assine agora!

Oferta especial para você ficar
bem informado SEM LIMITES

Menos de

R$ 0,35
ao dia
R$ 9,90 ao mês