X
X

Buscar

Música, dança e teatro para celebrar

Grupos evidenciam tradições italianas ao longo da programação da festa

As manifestações culturais não poderiam ficar de fora da Incanto Trentino. Durante os quatro dias de festa, ocorrerão shows e apresentações com canções e danças típicas italianas.

Neste ano, uma das novidades é o palco cultural, que fica na tenda montada logo na chegada da festa. Neste espaço, todos os dias a compagnia di teatro dialetalle Cuore Trentino, de Nova Trento, trará encenações que buscam manter viva a cultura.

“Já vieram me propor e sugerir colocar bandas sertanejas para atrair mais público. Mas nossa intenção é resgatar nossas tradições, então não podemos perder as características da festa”, diz o organizador Agostinho José Orsi.

Ele enfatiza que enquanto estiver à frente da Neotur e da organização da Incanto Trentino, não haverá outros ritmos na festa. “É mantendo nossa tradição que conseguiremos tornar nosso evento a maior festa da cultura italiana de Santa Catarina”, afirma.

Além do resgate das tradições musicais, a Incanto Trentino busca valorizar também as bandas locais, dando espaço aos grupos se apresentarem tanto no palco cultural como no principal.

O gruppo Folk Nea Tridentum, de Nova Trento, tem o objetivo de apresentar a genuína dança trentina oriunda da região de Castelo Tesino, no Trentino, Itália.

Prefeitura de Nova Trento / Divulgação

As músicas têm histórico próprio, que são apresentadas ao público antes de cada coreografia. O Gruppo Folk Nea Tridentum é o primeiro grupo de dança genuinamente trentina de Nova Trento e região, e um dos únicos do Brasil.

Todos os integrantes trabalham de forma voluntária para seu desenvolvimento, que busca a promoção da história, da cultura e do desenvolvimento humano. O grupo já se apresentou também em outras cidades da região.

A centenária banda Padre Sabbatini também ganha espaço mais uma vez na Incanto Trentino.

Fundada em 5 de outubro de 1889 pelo padre Ângelo Sabbatini, na então Vila de Nova Trento, chamava-se Filarmônica Neotrentina e é a mais antiga em atividade no estado.
Formada por cerca de 30 músicos voluntários do município, a banda faz parte da história da cidade.

Além das apresentações, a banda tem uma escola de música própria, responsável por formar seus instrumentistas e renovar os participantes a cada geração.

Arquivo Pessoal

Shows nacionais

A Incanto Trentino traz ao público também shows nacionais como Os Montanari, de Blumenau, na sexta-feira; Falsos Romanos e Deco Dalponte, no sábado; e Grupo Champanhe, no domingo.

Na noite de sexta-feira, 9, o grupo Os Montanari, banda que toca em várias regiões do Brasil, apresentará um repertório de canções típicas. Com mais de 60 anos, o grupo possui mais de 30 discos gravados.

Às 20h de sábado, 10, o cantor Deco Dalponte sobe ao palco para levar toda sua versatilidade e carisma, com músicas de vários estilos, qualidade e animação.

Os Falsos Romanos também retornam ao palco da Incanto Trentino, no sábado, a partir das 23h30, com o melhor do pop, rock e música italiana.

No domingo, 11, após a escola da realeza, a festa encerra ao som do Grupo Champanhe, que também trará os maiores sucessos da música italiana com muita animação.

Prefeitura de Nova Trento / Divulgação

Mascotes

Durante a festa, os mascotes da Incanto Trentino, Luigi e Pina, também estarão presentes para animar e interagir com o público.

Os mascotes foram criados inspirados na música Incanto Trentino, que dá nome à festa. Vestidos com trajes típicos da região do Trentino-Alto Ádige, o casal tem o objetivo de transmitir alegria, carisma e convidar todos para se divertirem na maior festa cultural de Nova Trento.

Neste ano, além dos mascotes, dois novos personagens foram criados para estarem presentes na festa, que serão o Nono e a Nona, figuras típicas de avós italianos, que circularão pelos pavilhões.


Você está lendo: – Música, Dança e Teatro para celebrar



– Introdução
– Programação
– Festa nasce para resgatar tradições
– Sabor da Itália em cada prato
– Bebidas para todos os paladares
– Desfile leva tradições para rua
– Dez jovens concorrem à realeza
– Italianinhas disputam coroa
– Competições relembram lazer dos antepassados