Inicia período de matrículas na rede estadual

Alunos dos ensinos médio e fundamental têm até o dia 10 para se inscrever para o próximo ano letivo

Inicia período de matrículas na rede estadual

Alunos dos ensinos médio e fundamental têm até o dia 10 para se inscrever para o próximo ano letivo

Na segunda-feira, 3, a rede estadual de ensino abriu inscrições para estudantes que queiram ingressar em alguma das nove escolas de Brusque. Para se matricular, o interessado deve procurar uma unidade até o dia 10 deste mês em posse dos documentos. A orientação da gerência de educação do município é que os alunos optem pelas escolas mais próximas de suas residências.

Um dos requisitos para o ingresso de crianças é que elas completem seis anos até 31 de março. Do contrário, os pais ou responsáveis devem solicitar o ingresso. Porém, neste segundo caso, o aluno deve completar seis anos até 31 de dezembro.

Para todos os níveis de escolaridade, além da certidão de nascimento ou do documento de identidade, das duas fotos 3X4 e do comprovante de residência, o aluno deve levar um atestado ou uma declaração dos pais ou responsáveis mostrando que a vacinação está em dia. Aqueles que estão se transferindo para a nova escola devem levar também a documentação de transferência – histórico escolar, frequência etc.
Segundo o gerente regional de educação da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), Rodrigo Cesari, não há como prever o número de novos alunos. No entanto, a expectativa é grande. “Não tem como ter uma base de quantos novos alunos receberemos, só depois do período de matrículas. Mas passei em algumas escolas hoje [ontem] de manhã e a movimentação está bem intensa. Está tendo uma procura muito grande pelas nossas escolas”.

Atualmente, a rede estadual de ensino de Brusque conta com cerca de 13 mil alunos. As crianças e os jovens que não conseguirem se matricular até o dia 10 terão nova chance entre os dias 2 a 6 de fevereiro de 2015. O período de rematrículas, por outro lado, já havia ocorrido entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro.
Rede municipal

Enquanto a rede estadual abriu as matrículas na segunda-feira, a rede municipal de ensino abriu as rematrículas. Até o dia 7 de novembro, os alunos das 51 unidades – centros infantis e ensinos fundamental e médio – devem realizar o processo de renovação. Crianças que frequentam, atualmente, a educação infantil e completam 6 anos até 31 de março de 2015 devem se matricular no ensino fundamental no período de rematrículas.

Para novos alunos da rede municipal, as matrículas dos ensinos fundamental e médio ocorrem entre os dias 17 e 21 de novembro. Os interessados devem se dirigir a escola escolhida com original e fotocópia da certidão de nascimento; original e fotocópia da carteira de vacinação (até 5° ano); original e fotocópia da caderneta do adolescente (6º ano ao 9º ano); original e fotocópia de comprovante de residência; número do cartão SUS; número do PIS/NIS (Nº Inscrição Social); e documento comprobatório de guarda, emitido pelo Juizado da Infância e Juventude, para alunos que convivam com responsáveis.

Para a educação infantil, as matrículas abrem apenas a partir de 10 de fevereiro de 2015. Nesta modalidade é necessário a apresentação da certidão de nascimento da criança; do cartão de vacina da criança atualizado e cartão do SUS; do número do PIS e NIS (Número inscrição social); da cópia da carteira de trabalho ou do contracheque atualizados dos pais ou Responsáveis; do comprovante de residência dos pais e/ou responsáveis; do CPF dos pais ou responsáveis; da apresentação do protocolo do visto de permanência para as famílias estrangeiras; e da apresentação de documento comprobatório de guarda, para as crianças que convivam com responsáveis, emitido pelo Juizado da Infância e Juventude.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio