Iniciativa privada aposta no desenvolvimento turístico de Guabiruba
Município ganhou novas opções de hospedagem voltadas ao contato com a natureza
Guabiruba vem se tornando cada vez mais uma referência em turismo na região. Além dos eventos tradicionais já consolidados, atividades de ecoturismo também são atrativos para visitantes de diversos lugares. Para acolher aqueles que querem conhecer e desfrutar das belezas naturais da cidade, empresas de hotelaria e hospedagem passar a investir no município.
Veja também:
Prefeitura de Brusque anuncia pacote de contenção de gastos até o fim do ano
Conheça as principais reclamações na ouvidoria da Prefeitura de Brusque
Brusquenses fazem solicitação para obter cidadania de Luxemburgo
De acordo com o diretor de Turismo de Guabiruba, Andrei Müller, 2018 tem sido um ano bastante positivo para o desenvolvimento do setor em Guabiruba: “A iniciativa privada está caminhando junto em prol do turismo. Tivemos a abertura e consolidação do Camping Guabiruba e, recentemente, do Sítio do Sol, no bairro Aymoré. Assim, Guabiruba passa a não depender mais de Brusque para as hospedagens de quem vem para cá.”
Müller comenta também as atividades do Hotel Dirschnabel, pioneiro na cidade, que desde sua abertura vem ampliando o número de leitos. São hoje três opções de hospedagem em Guabiruba que ajudam a gerar desenvolvimento econômico no setor.
O primeiro hotel a atuar no município foi o Hotel Dirschnabel, que já abriu as portas em Guabiruba há cinco anos. Inicialmente eram 15 quartos disponíveis, hoje, já são 28. De acordo com a proprietária, Ligia Wippel, grande parte das pessoas que procuram hospedagem no município visitam a região devido ao turismo de compras, e aproveitam os preços de Brusque e Guabiruba.
Em atividade há pouco menos de um ano, o Guabiruba Camping é uma alternativa de hospedagem no município. A proprietária Fernanda Rezini conta que, inicialmente, imaginava que o público do local seria mais de pessoas que visitam a cidade pelo ecoturismo, mas que se surpreendeu: “Já recebemos hóspedes de todo tipo. Pessoas que vieram com motorhome, que vieram para fazer compras em Brusque, gente que queria fugir do fervo do Carnaval”, comenta.
“Aqui na região, a maioria dos campings ficam em praias, não têm muitos que ficam perto de cachoeiras, mais no interior. Nós vimos muito potencial em Guabiruba, que está na rota do cicloturismo. Faço parte da Associação de Ecoturismo, Preservação e Aventura do Vale do Itajaí (Assepavi
A intenção, ao abrir o espaço, era oferecer um local de contato com a natureza, com uma estrutura para os aventureiros que visitam Guabiruba e com um preço acessível. O local conta com espaço para acampar e também com um quarto compartilhado, no estilo hostel. Além disso, há também estrutura de cozinha para que os hóspedes possam fazer sua comida e manter os alimentos refrigerados.
Outro espaço que recentemente iniciou suas atividades em Guabiruba é o Sítio do Sol, hotel fazenda no bairro Aymoré. De acordo com a proprietária Malu Giusto, o local é o destino para quem procura tranquilidade e quer fugir do cotidiano frenético. Inaugurado em julho deste ano, o hotel ainda está passando por melhorias, mas já está lotado até o mês de novembro.
Malu, que é gaúcha, trabalhou com turismo durante nove anos na Costa Amalfitana, na Itália. Ao vir para a região, percebeu que Brusque era sempre a referência e, quando conheceu Guabiruba, decidiu investir na cidade. “Por que não começar a divulgar o turismo aqui? Tem tanta coisa bonita, contato com a natureza e com os animais, coisas que a vida corrida não permite mais nos grandes centros. Assim surgiu a ideia do hotel”, conta.
Desde que as instalações abriram, ela se surpreendeu com a boa receptividade da cidade, e tem muitos projetos para o futuro do hotel, que conta com dez quartos e está com mais seis bangalôs em construção. “Não paramos mais desde o dia da inauguração”, diz. Além de planos para aumentar a estrutura e explorar a propriedade, Malu tem ideias também para movimentar o turismo da cidade, tanto abrindo caminhos na trilha do Morro São José quanto com a criação de um spa para que as pessoas possam passar o dia no local.
Mais parcerias pelo turismo
Além dos serviços de hospedagem, outras iniciativas em parceria com empresas estão se desenvolvendo em Guabiruba. O diretor de Turismo aponta, por exemplo, a abertura do Biergarten do Empório Bioleben, inaugurado em 2017, que atende todos os finais de semana vendendo produtos da cidade e da região e que, agora, todos os sábados vende também cucas de Guabiruba.
Veja também:
Serviço público em Brusque: homens aposentados ganham em média R$ 800 mais do que mulheres
Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região
Festival de Massas arrecada dinheiro para ajudar animais de rua em Blumenau
Outro espaço que atrai turistas da região e também de cidades do litoral é o pub da cervejaria Kiezen Ruw, que o restaurante brusquense Casarão Garibaldi assumiu recentemente. A cervejaria Gurmàn, segundo Müller, também se fortalece na cidade com a promoção de eventos temáticos.
Em outubro deste ano, a fábrica de vasos Dietrich irá, em parceria com o Conselho de Cultura de Guabiruba, abrir o Memorial Willy J. Dietrich, dedicado ao fundador da empresa, que está em sua terceira geração.
Além disso, os Sesc de Balneário Camboriú e de Blumenau recentemente realizaram visitas técnicas na cidade, com o intuito de criar um roteiro dedicado a grupos de idosos. A ideia principal é trazer os visitantes para a Pelznickelplatz, no fim do ano, e também organizar visitas por Guabiruba e Brusque. Os roteiros dos pacotes de viagem ainda não foram definidos.