Thayse Helena Machado

Paris

instituto (18)Além da cerificação pelo Cento Universitário de Brusque – UNIFEBE, as alunas do curso EuroFashion também recebem certificado dos seminários e conferências que participam na Europa. Depois da Universidade IUAV di Venezia e da Escola ESMOD, na sexta-feira, 24, foi a vez do Instituto Francês da Moda (Institut Français de la Mode) receber o grupo.

Durante a manhã, as estudantes assistiram à palestra “Paris, as Fashion capital” com o responsável pelo mestrado internacional de luxo do instituto, Andrew Brown.

O professor fez uma retrospectiva do processo de transformação vivido pela alta costura e o sistema de moda francês relacionado com o sistema mundial. Segundo ele, a alta costura sofreu importantes mudanças na forma de se inserir no mercado.

Assim como a conferencista da Esmod Sylvie Maysonnave, Brow destacou o fato do sistema de moda mundial, principalmente o europeu, estar firmado em ações de marketing, no que se refere à gestão. “As marcas de alta costura francesa que sobreviveram, a Chanel por exemplo, foram aquelas que abriram seu leque de negócios para a perfumaria e mais adiante produziram Prêt-à-Porter. As maisons que se voltaram somente para as artes não foram adiante”, explicou.

instituto (54)Braw também destacou que as marcas já não têm somente um criador, mas diretores artísticos responsáveis por pensar a marca de maneira global. Para ele, esses profissionais não estão atentos somente às coleções, mas de que forma elas vão para a rua, como serão divulgadas e fotografadas, entre outros caminhos para que a marca se consolide no mercado.

A palestra foi traduzida simultaneamente pelo professor do curso de Moda da UNIFEBE, Rodrigo Zen.

Revivendo os anos 1950

Durante a tarde, o grupo visitou o Museu da Moda Palais Galliera e conferiu a exposição “Os anos 50 – Moda na França, 1947-1957”, que retrata a época considerada “mais luxuosa e radiante” em moda feminina, conforme declaração do diretor do museu Olivier Saillard.

Antes de voltar ao Brasil, as alunas terão aula no Museu do Louvre e no Palácio de Versailles, entre outras atividades.

museu